Agentes das forças de segurança pública do Piauí participam de curso de Libras
O objetivo é preparar os profissionais para oferecer um atendimento qualificado e inclusivo a pessoas surdas.A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou, na manhã desta quarta-feira (14), a aula inaugural do 1º Curso de Libras destinado aos integrantes das forças de segurança pública do estado. O evento ocorreu no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), e contou com a participação de 47 agentes. A capacitação, que se estenderá até novembro, tem como objetivo preparar os profissionais para oferecer um atendimento mais qualificado e inclusivo a pessoas surdas.
A iniciativa é da Diretoria Militar da SSP-PI. Poliana Costa, cabo do PM, destacou a importância da capacitação para garantir uma comunicação efetiva com a comunidade surda, que muitas vezes é negligenciada nos serviços públicos. “Esse curso busca capacitar todos os profissionais que queiram aprender Libras, para promover uma melhor inclusão dos surdos, uma classe esquecida que necessita que as demais pessoas entendam essa língua para poder prestar um bom atendimento”, enfatizou.
O perito criminal Péricles Avelino ressaltou a relevância do curso, especialmente para o atendimento humanizado e eficiente que a perícia criminal deve oferecer. “A Polícia Civil, notadamente a perícia criminal, tem muito contato com o público. Não podemos reduzir nossa qualidade de atendimento por não conseguir se comunicar.
Esse curso é essencial para qualificar nossos peritos criminais e médicos legistas a acolher mais dignamente esse público”, ressaltou Avelino.
A coordenadora do curso, Marina Holanda, destacou o impacto positivo que a comunicação inclusiva pode ter na sociedade. “A importância dessa formação é possibilitar a inclusão do surdo dentro deste espaço. Nos sentimos muito felizes por essa parceria, pois sabemos a importância da comunicação e inclusão de todas as pessoas, principalmente da comunidade surda”, explicou.
O tenente-coronel Queiroz, diretor militar da SSP-PI, falou sobre a necessidade de se comunicar efetivamente com diferentes públicos. Ele mencionou que a demanda pelo curso surgiu após uma ocorrência no IML, onde foi necessário o domínio de Libras para atender uma pessoa surda. “A partir disso, surgiu a ideia de capacitar as forças de segurança em Libras”, comentou Queiroz.
O subcomandante-geral da PMPI, coronel Costa Lima, também reforçou a importância de iniciativas como essa e anunciou que a Polícia Militar pretende expandir essa capacitação. “Certamente esse curso será concluído e levaremos turmas como essa para dentro da própria Polícia Militar, pois os policiais têm contato direto com a população no dia a dia. Realizaremos atendimentos com mais êxito. Este é só o primeiro passo, e colocamos toda a nossa estrutura à disposição da SSP-PI ", afirmou Costa Lima.
O curso, que ocorre semanalmente às quartas-feiras, é gratuito e representa um passo importante na inclusão e na melhoria do atendimento prestado pelas forças de segurança pública do Piauí.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Piauí Belezas naturais e sabores do Piauí ganham espaço na FITUR 2025
- Geral Secretaria das Mulheres fortalece parcerias para combater a importunação sexual no carnaval
- Segurança Pública Homem é executado com tiros na cabeça na zona leste de Teresina
- Geral Estudante de medicina veterinária morre em acidente após colidir com vaca na BR-407, em Jaicós - PI
- Segurança Pública Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Piripiri
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Justiça Reviravolta! Juíza solta vizinha de crianças que morreram envenenadas em Parnaíba
- Geral Bandidos armados invadem casa do vereador de Teresina, João Pereira (PT), e fazem família refém
- Justiça Tribunal de Justiça determina que Estado do Piauí pague R$ 43 milhões mensais em precatórios
- Geral Estudante de medicina veterinária morre em acidente após colidir com vaca na BR-407, em Jaicós - PI
- Justiça Homem que chamou delegado Matheus Zanatta de "ladrão" é condenado a 2 anos de prisão