Agentes da Guarda Municipal de Teresina são investigados por tortura contra adolescente
“Senti que eu ia morrer, senti que ali era o meu fim. A única coisa que eles diziam é que eu estava armado, sendo que eu nunca trisquei em uma arma na minha vida", afirmou o adolescente.A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia dos Direitos Humanos, instaurou inquérito nessa terça-feira (28) para investigar crime de tortura praticado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina contra um adolescente de 16 anos, na zona sul da capital. O fato aconteceu em fevereiro do ano passado, contudo, os guardas ainda não foram identificados no inquérito.

O adolescente de iniciais E.R.L. de M. foi ouvido por uma assistente social na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em 22 de fevereiro do ano passado, um dia após o ocorrido. Ele relatou que foi abordado por uma guarnição da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da GCM por volta das 22h30 no residencial Cidade Sul, na região do bairro Porto Alegre, quando retornava de bicicleta da casa da namorada.
Segundo o menor, os quatro guardas municipais pegaram seu celular e, após não encontrarem qualquer informação relevante, jogaram o aparelho no chão e o quebraram. Depois, ele foi levado para um terreno abandonado próximo, onde foi agredido.
E.R.L. de M. relatou que foi agredido com pedaços de madeira nas costas, que deixaram diversas marcas no seu corpo. Ele afirmou que, quase meia-hora depois, os guardas o mandaram cobrir o rosto com a camisa, dizendo que iriam matá-lo, depois foram embora, mas antes rasgaram os dois pneus de sua bicicleta.
“Senti que eu ia morrer, senti que ali era o meu fim. A única coisa que eles diziam é que eu estava armado, sendo que eu nunca trisquei em uma arma na minha vida. Eles diziam que naquela região toda, os caras andam com arma, eu até falei que sou trabalhador, trabalho em um Lava Jato na Vila Irmã Dulce, e eles não estavam me escutando, disseram que não queriam saber de nada, e sempre me espancando”, revelou o menor diante da assistente social.
Logo após o adolescente chegar em casa, sua mãe gravou um vídeo exibindo as suas lesões. Pelas imagens, é possível ver as costas do rapaz bastante machucadas, com marcas roxas e vermelhas
O laudo do exame de lesão corporal emitido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) atestou que o rapaz apresentava marcas arroxeadas nas costas e na região abdominal de até 20 centímetros de extensão, decorrentes de lesões contusas.
O inquérito policial foi instaurado nessa terça (28) pela delegada Syglia Samuelle de Brito. Ainda em março do ano passado, o delegado Hugo de Alcântara encaminhou ofício à Guarda Civil Municipal, solicitando a identificação dos guardas que estavam de plantão na noite de 21 de fevereiro na região onde o fato ocorreu.
O coronel Wagner Torres, secretário Municipal de Segurança Pública de Teresina, responsável pela GCM afirmou que até então não tinha conhecimento do inquérito, mas garantiu que todas as providências cabíveis serão adotadas, tão logo haja a devida notificação.
“Não tenho conhecimento com relação a esse fato, mas o que chegar na nossa Guarda Municipal vamos encaminhar para o nosso setor jurídico e posteriormente a PGM, mas iremos tomar todas as providências em qualquer situação semelhante a essa. Primeiro de fazer uma sindicância, como não recebemos ainda essa informação, deve ser instaurada uma sindicância e após feita a sindicância vamos encaminhar para quem é de direito, para que se retomem todas as providências”, afirmou Wagner Torres.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça condena Latam a pagar indenização após passageira passar noite em saguão por falha em voo
-
Geral Lula se reúne com papa Leão XIV no Vaticano e destaca combate à fome e desigualdade
-
Segurança Pública Bandido morre em troca de tiros após tentar roubar fazenda no Sul do Piauí
-
Política Gestão da frota em Isaías Coelho (PI) acumula R$ 3,5 milhões em gastos sem comprovação; prefeito é multado
-
Segurança Pública Polícia fecha baile de reggae comandado por membro do Bonde dos 40 na Vila Dagmar Mazza
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Justiça Justiça condena banco por descontos indevidos em benefício de idoso em Parnaíba
-
Segurança Pública Acusado de aplicar golpe do falso advogado no Maranhão é preso em Teresina
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Política Ronaldo Caiado debocha de Ciro Nogueira como possível vice de Tarcísio: “é vergonhoso”