20/11 poderá ser feriado nacional; em Teresina PL foi aprovado na Câmara e vetado pelo prefeito
Projeto de lei 53/2004 de autoria do então vereador Jacinto Teles tentou implementar tal data como feriado municipal, mas foi vetado pelo prefeito Firmino Filho a pedido dos lojistasNessa sexta-feira (20/11) comemorou-se em todo o Brasil, o 'dia nacional da Consciência Negra' em homenagem a Zumbi dos Palmares [ele que foi e é simbolicamente o maior líder da resistência negra no País]. Zumbi dos Plamares foi líder resistente e um baluarte do Quilombo dos Palmares e tão bem sinalizou a luta do negro contra a escravidão.
Atualmente, cinco estados e mais de mil municípios adotam a data como feriado local. Um projeto de lei do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), está em discussão no Senado Federal e propõe que o dia seja oficializado feriado nacional (PLS 482/2017). A relatoria é do senador Paulo Paim (PT-RS).
Em Teresina no Piauí, o Projeto de Lei Nº 53/2004 de autoria do então vereador Jacinto Teles tentou implementar tal data como feriado municipal, inclusive o projeto ora referenciado foi aprovado pela Câmara Municipal da capital, mas naquele momento o profeito de Teresina pressionado pela Câmara de Comércio Logista da cidade convenceu o chefe do Executivo a vetá-lo integralmente.
A síntese do projeto apresentado, aprovado pela Câmara de Vereadores de Teresina e vetado pelo então prefeito Firmino Filho (que está terminando seu 4º mandato na capital piauiense), assim previa:
"Visa reforçar as lutas históricas contra a discriminação e o preconceito racial, assegurando a realização de oficinas e palestras na semana que antecede o dia 20 de novembro (DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA), com debates sobre a política de combate ao preconceito racial no âmbito municipal."
Enfim, é uma data muito importante para a história do Brasil, e tornando-a feriado nacional, com certeza vai ficar melhor lembrada no País como o símbolo da resistência negra por meio de Zumbi dos Palmares, cuja luta continua sendo um dos mais belos exemplos de cidadania pela liberdade da raça negra, que, lamentavelmente ainda continua sendo desrespeitada, discriminada e agredida constantemente.
Confira aqui o video do Senado acerca do assunto.
Fonte: JTNEWS com informações do Senado
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Anvisa proíbe comercialização de perfume e maquiagem capilar
-
Segurança Pública
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
-
Esportes
Piauiense Juliana Viana recebe prêmio de Melhor Atleta de Badminton em 2025
-
Geral
STF avalia transferência de Bolsonaro para Papudinha
-
Segurança Pública
Ex-candidata ao Governo do Piauí, professora Lourdes Melo é detida pela Polícia Militar
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Esportes
Hamilton sugere mudanças de funcionários da Ferrari para F1 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas