Ronicelani Martins

Psicóloga, palestrante, especialista em gestão da saúde, professora e coordenadora pedagógica do site Proluno. Minha missão é auxiliar você a ter autoconhecimento e mais saúde mental!
Psicóloga, palestrante, especialista em gestão da saúde, professora e coordenadora pedagógica do site Proluno. Minha missão é auxiliar você a ter autoconhecimento e mais saúde mental!

Procrastinar, a “arte” de deixar para amanhã!

Isso já aconteceu com você? Acredito que sim. Então, hoje quero te dar uma dica sobre como evitar procrastinar.

Essa dica é a grande responsável por me fazer concluir vários projetos. Veja só:

Entenda que você não é um, mas dois.

Não é história de dupla personalidade. Calma! A verdade é que nos dividimos constantemente em o Eu-Hoje e o Eu-amanhã.

Foto: Google imagensA "arte" de procrastinar!
A "arte" de procrastinar!

O Eu-Hoje é o que promete fazer algo no fim de semana, por isso que não fará na quarta-feira.

O Eu-Amanhã é que receberá a tarefa para fazer porque o Eu-Hoje não quis fazer naquela data.

O problema é que as circunstâncias que cercam essas “duas pessoas” são diferentes.

No dia que você prometeu fazer depois 'aquela atividade', você estava confiante, empolgado, tinha certeza que daria tudo certo conforme o planejado.

É só lembrar de suas promessas de fim de ano, prometemos tanta coisa e naquela ocasião temos a certeza de que vamos cumprir tudo.

Foto: Google imagensProcrastinação
Procrastinação!

Mas as circunstâncias em que o Eu-Amanhã terá que cumprir as promessas são bem diferentes. Você pode estar cansado, estressado, naquele dia pode ter acontecido algum imprevisto, ou seja, você não conseguirá fazer o que prometeu.Uma dica para evitar a procrastinação é colocar "armadilhas" para o Eu-Amanhã.

Alarmes no celular para suas várias atividades é um exemplo. Você determina a hora exata de começar uma atividade e marca no celular, coloque outro alarme 10 minutos depois para garantir que não irá esquecer.

Deixar todos os livros separados, como todo material organizado, funciona para não dar tempo do “cérebro pensar muito” e desistir de estudar.

O compromisso com outra pessoa também funciona muito. Marcar uma caminhada para um domingo pela manhã com um amigo trará mais chances de você comparecer.

Você escolhe suas “armadilhas” para cada momento que achar que não irá conseguir cumprir o que determinou.

Vamos para com essa história de Amanhã eu faço!

Texto: @roniere.miranda

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários