Jamil Leite

Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral
Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral

Ginástica laboral: saúde no escritório

A ginástica laboral é um programa de promoção de saúde e lazer durante o expediente de trabalho.

Prática desenvolvida inicialmente no Japão nos anos 20, a ginástica laboral se expandiu, tornando-se fundamental na prevenção das doenças ocupacionais. No Brasil, foi introduzida na década de 70 com a implementação em fábricas. Apesar da repulsa de alguns empresários, a ginástica laboral tem sido bem desenvolvida nos escritórios  e em indústrias,  por ser cientificamente estudada e comprovada pelos  benefícios que propicia tanto as empresas quanto   ao trabalhador.

Foto: Ministério públicoPrática de ginástica laboral em uma empresa pública de Teresina-PI
Prática de ginástica laboral em uma empresa pública na cidade de Teresina-Pi

Há três tipos de ginástica laboral: 1 ) Preparatória, caracterizada por ser ministrada no inicio do expediente e com o objetivo de despertar os funcionários;2)Compensatória: aplicada durante o expediente de trabalho e com o objetivo de impedir vícios posturais dos funcionários; 3)Relaxante: ministrada no fim do expediente com atividades de relaxamento e massagem aos trabalhadores.

 Seguindo a tendência mundial de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, fez surgir nas empresas os programas de ginástica laboral. Estes aparecem em paralelo aos programas de qualidade de vida e promoção de saúde e lazer, que visam amenizar os efeitos deletérios que o mau uso da tecnologia pode acarretar. Para as empresas, os principais objetivos da g.l são : diminuir os acidentes de trabalho, reduzir o absenteísmo e aumentar a produtividade. Quanto aos trabalhadores, os principais benefícios da g.l são: melhorar a postura e os movimentos executados durante a execução do trabalho, combater o sedentarismo e o estresse ocupacional.

A tecnologia inventada através dos tempos trouxe muito conforto e benefícios para o cotidiano das pessoas, em contrapartida a conseqüência natural de todo esse processo é a inatividade física ou sedentarismo. A falta de atividade física regular de forma natural modificou as atividades de vida diária da sociedade, principalmente no ambiente de trabalho, acarretando prejuízo à saúde. A industrialização provocou o surgimento de novas tecnologias. Possivelmente, a união da industrialização e das novas tecnologias ocasionou o aparecimento de um marco nas questões do sedentarismo e de uma involução do movimento corporal. A partir daí é fundamental a propagação da ginástica laboral nos escritórios e empresas, estimulando cada vez mais o trabalhador a se exercitar de forma saudável.

Vredenburgh e Sheridan verificaram as relações existentes entre os aspectos individuais e de trabalho na qualidade de vida do indivíduo. Os resultados da pesquisa, além de fornecerem subsídios para afirmar que as atitudes gerais das pessoas em relação à vida e ao seu trabalho estão intimamente ligadas, mostraram a importância da satisfação com o trabalho para com a vida. Sendo assim, a ginástica laboral tem papel imprescindível em um programa de qualidade de vida dentro de um escritório ou empresa, revigorando o bem estar do trabalhador como a oportunidade de se sentir menos sedentário e mais saudável.

Um outro fator que deve ser combatido em um programa de qualidade de vida é o estresse organizacional. Ter equilíbrio na vida( equilíbrio entre trabalho e lazer); fazer atividades de relaxamento ou alongamento regularmente, praticar exercícios físicos regulares , dormir bem e afastar pensamentos negativos são algumas das sugestões para se combater esse estresse.

Afirma-se, portanto, que a ginástica laboral é uma excelente prática para se combater a inatividade física do trabalhador e aumentar a produtividade em uma empresa ou escritório. Trabalhadores saudáveis produzirão mais e terão melhor qualidade de vida. Que a cada dia ,os empresários enxerguem essa prática dessa forma e possibilitem aos seus funcionários um espaço de trabalho prazeroso e saudável.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários