A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, realizou na noite dessa quinta-feira (8) uma operação conjunta em Teresina, considerada a primeira grande ação integrada das forças de segurança no ano de 2026.
Ao todo, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em todas as zonas da capital, dentro das ações estratégicas do Pacto pela Ordem. Durante a operação, 10 pessoas foram presas e houve a apreensão de drogas, armas, munições e dinheiro em espécie. A maioria dos presos são ligados à facção criminosa Bonde dos 40.
Um casal preso atuava na venda de drogas em Teresina há pelo menos dois meses. Durante o cumprimento dos mandados de busca, o homem tentou se livrar de um telefone celular, arremessando o aparelho para fora do imóvel no momento da abordagem.
A ofensiva mobilizou mais de 200 policiais, que atuaram de forma simultânea em diferentes regiões da cidade, ampliando a presença das forças de segurança e reforçando o caráter integrado da ação.
Pela Polícia Militar, participaram unidades especializadas como o Departamento Geral de Operações (DGO), a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) e o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI). Já pela Polícia Civil, a operação contou com o trabalho do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) e do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a operação teve como foco o combate ao tráfico de drogas, a desarticulação de organizações criminosas e o fortalecimento da atuação integrada entre as forças de segurança, como estratégia para o enfrentamento da criminalidade no estado.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1