A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (9), a Operação Silêncio Quebrado 11, com o objetivo de combater crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil praticados no ambiente digital, em Fortaleza, no Ceará. Os mandados judiciais foram expedidos pela Subseção Judiciária de Parnaíba, no Piauí.
Um homem foi preso ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional de Fortaleza, em cumprimento a mandado de prisão preventiva. Também foi executado um mandado de busca e apreensão para coleta de provas e interrupção de atividades relacionadas ao armazenamento e ao compartilhamento de imagens de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Segundo a Polícia Federal, o investigado já responde a uma ação penal pelo crime de produção de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. As investigações também apuram a possível prática de estupro, em contexto relacionado à produção das imagens analisadas.
Durante a operação, dispositivos eletrônicos foram apreendidos e serão submetidos à perícia técnica para aprofundamento das investigações.
A Polícia Federal reforça que a venda, o armazenamento e o compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil configuram crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e orienta pais e responsáveis a acompanharem e monitorarem as atividades de crianças e adolescentes no ambiente virtual como medida de prevenção
Fonte: JTNEWS com informações do GP1