A partir desta segunda-feira (4), a Prefeitura de Teresina irá iniciar atendimento psicológico por telefone a pessoas afetadas pela pandemia do Coronavírus. O objetivo é contribuir com a promoção da saúde mental e evitar o agravamento de possíveis crises psíquicas, por meio do acolhimento e de uma escuta qualificada.
Para ter acesso ao serviço, formado por psicólogos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), basta ligar para o Alô Saúde: 0800 291 0084, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. “Com a iniciativa, as pessoas terão orientação psicológica sem a necessidade de sair de casa”, afirma o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.
Durante os atendimentos, os psicólogos irão escutar e avaliar quais as principais queixas, sintomas e limitações causadas no indivíduo em decorrência da Covid-19. Todo o atendimento será sigiloso. Se houver necessidade, os profissionais indicarão a periodicidade da teleconsulta necessária ou poderão fazer encaminhamentos para a rede de saúde mental.
A gerente de Saúde Mental da FMS, Isabel Karine, relata que o confinamento em massa pode trazer efeitos nocivos nas mentes das pessoas: “É um período de incertezas e insegurança e a população pode sentir medo de estar contaminada, ter crise de ansiedade, estresse, depressão, irritabilidade, e outras consequências psicológicas mais severas”.
Ela alerta que é preciso cuidar do corpo e da mente, nesse momento atípico. “É recomendado fazer atividades físicas e de meditação com o intuito de reduzir o medo e a ansiedade. Outra dica é seguir as orientações das autoridades de saúde para não se contaminar com o vírus, além de também evitar informações em excesso”, finaliza Isabel.
Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina