Uma, duas, três, quatro, cinco vezes McLaren em dobro. Oscar Piastri brilhou nos momentos finais da classificação no Circuito de Zandvoort, neste sábado (30), e conquistou a pole para o GP da Holanda. O australiano bateu Lando Norris, que liderou todos os treinos livres, por apenas 12 centésimos.
Com isso, Piastri assegurou a quinta dobradinha da McLaren no ano, a 173ª da história da equipe e a quinta do australiano na categoria. Quem quase surpreendeu a torcida holandesa foi o próprio dono da casa: Max Verstappen. O tetracampeão mundial fez o melhor segundo setor da pista em sua última volta, mas ficou apenas com a terceira posição.
Gabriel Bortoleto conseguiu passar para o Q2 na classificação, mas não conseguiu juntar uma boa volta e ir para o Q3. Com isso, o piloto brasileiro larga na 13ª para o GP da Holanda. O seu companheiro de equipe na Sauber, Nico Hülkenberg, sai em 17º.
A Fórmula 1 retorna, neste domingo (31), para a disputa da 15ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1.
Como foi a classificação
Q1
Sinal verde na saída dos boxes e Oliver Bearman foi o primeiro piloto a ir para pista colocar uma volta. Nada de referência para a ponta, mas o giro do inglês foi 1:10.262. Com 12 minutos para fim, Lance Stroll queria dar mais trabalho para os mecânicos da Aston Martin, após destruir o carro no TL2, e conseguiu bater de novo.
Por fim, Oscar Piastri finalmente conseguiu e marcou um tempo mais rápido que o companheiro de equipe e foi para o Q2 como líder da tabela com um giro de 1:09.338.
Eliminados no Q2
16. Franco Colapinto
17. Nico Hülkenberg
18. Esteban Ocon
19. Oliver Bearman
20. Lance Stroll
Q2
A segunda parte da classificação teve Lewis Hamilton e Charles Leclerc saindo dos boxes antes de todos. Na disputa entre os companheiros de equipe em uma volta, o monegasco levou a melhor com um tempo de 1:10.034.
Não demorou muito e as McLarens colocaram ordem na casa. Lando Norris foi lá e deixou 1:08.874, apenas nove centésimos mais rápido que Oscar Piastri. Gabriel Bortoleto conseguiu passar para o Q2 na classificação, mas não conseguiu juntar uma boa volta e ir para o Q3. Com isso, o piloto brasileiro larga na 13ª para o GP da Holanda.
Eliminados no Q2
11. Kimi Antonelli
12. Yuki Tsunoda
13. Gabriel Bortoleto
14. Pierre Gasly
15. Alexander Albon
Fonte: JTNEWS com informações da Band