Uma confusão envolvendo o perito médico legista da Polícia Civil do Piauí, Ivanenko Ullianov, que trabalha no CAPS de Codó-MA, e o advogado Germano Brandão, dentro da Delegacia de Codó, viralizou nas redes sociais nessa quinta-feira (20).
O episódio ocorreu, segundo relato do policial civil, na tarde de quarta-feira (19), quando ele estava na companhia da noiva, Talita Sereno, em uma praça do município. Ao chegarem ao local, o casal se deparou com o advogado Germano Brandão, contra quem há uma medida protetiva solicitada por Talita Sereno, que é ex-esposa de Germano.
Ainda conforme Ullianov, ao perceber a presença do advogado, ele teria informado sobre a existência da medida protetiva e solicitado que Germano se retirasse do local. A partir desse momento, teve início uma discussão entre os dois. Considerando que o advogado estaria descumprindo a determinação judicial, o policial afirmou ter dado voz de prisão ao advogado, o que elevou ainda mais a tensão. Após o desentendimento inicial, o perito médico legista se dirigiu à delegacia de Codó-MA, e foi acompanhado pelo advogado Germano Brandão, onde a discussão ganhou novos capítulos.
Um vídeo gravado nas dependências da delegacia mostra o momento em que Ivanenko Ullianov saca a arma, enquanto Germano Brandão profere diversas palavras de baixo calão contra o policial.
As imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais, gerando grande repercussão.
Logo após a repercussão dos fatos, Ivanenko Ullianov publicou em seu perfil no Instagram um esclarecimento e ratificou a decisão judicial em desfavor do advogado Germano Brandão, o proibindo de se aproximar de Talita Sereno, tendo como limite a distância de 50 (cinquenta) metros, além da proibição de manter qualquer contato com a ofendida, especialmente, por aplicativo de mensagens.
Por meio de nota, Talita Sereno apresentou sua versão sobre os fatos os quais definiu como “distorcidos por vídeos editados e narrativas falaciosas”. Talita Sereno também publicou um vídeo narrando que teria ocorrido, que desencadou toda a situação.
Confira a nota na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO A IMPRENSA E A SOCIEDADE
Codó, 20 de novembro de 2025
Nós, Talita Sereno e Ivanenko Ullianov, viemos a público para restabelecer a verdade sobre os fatos ocorridos no dia 19 de novembro de 2025, que vêm sendo distorcidos por vídeos editados e narrativas falaciosas.
Germano de Oliveira Brandão descumpriu deliberadamente uma Medida Protetiva de Urgência expedida pelo Poder Judiciário, que o proíbe de se aproximar de Talita. Ao encontrá-lo em via pública, Ivanenko agiu para proteger sua integridade, solicitando que se afastasse. Ignorando as ordens, Germano avançou proferindo insultos e ameaças. Diante dessa agressão iminente, Ivanenko, em legítima defesa de terceiro, sacou sua arma como último recurso para conter a ameaça e dar voz de prisão em flagrante, que foi desobedecido.
O vídeo divulgado por Germano o mostra em completo descontrole dentro de uma Delegacia de Polícia, proferindo xingamentos e ameaças. Sua conduta agressiva naquele momento reflete a gravidade de sua atitude momentos antes, em via pública.
Todas as nossas ações foram reativas, legais e visaram proteger vida e patrimônio. As provas estão sendo apresentadas às autoridades competentes e confiamos que a justiça prevalecerá.
Talita Sereno
Ivanenko Ullianov
Fonte: JTNEWS com informações do GP1