Saúde

Penitenciária de Campo Maior no Piauí inicia atendimentos médicos por videoconferência

A medida é uma das formas adotadas pela penitenciária para minimizar cada vez mais os riscos de contaminação pelo Novo Coronavírus

Foto: Integração Policial
.

A Secretaria da Justiça do Piauí, iniciou a partir da Penitenciária José de Arimateia Barbosa Leite, em Campo Maior-PI, nessa sexta-feira (8), atendimentos médicos por videoconferência, prática regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina.

Foto: sejus/divulgação
Teleconsulta feita na Penitenciária de Campo Maior-PI há 80 Km de Teresina 

Segundo o diretor da Unidade Prisional, o Policial Penal, Hermógen Paz, a penitenciária da Terra dos Carnaubais tem adotado todas as medidas para prevenção contra a COVID-19 e para dar a devida assistência aos custodiados do local.

“Optamos por colocar a teleconsulta para preservar tanto os reeducandos, quanto os profissionais da medicina que também atuam em outros locais", comentou o diretor da penitenciária, Hermógen Paz.

O atendimento na penitenciária em Campo Maior [que atualmente se encontra com 210 detentos], embora tenha sido projetada para 144], foi inovador no Sistema Prisional piauiense. No primeiro dia foram 12 internos atendidos pela médica da unidade. No consultório com o detento, duas enfermeiras e um policial penal acompanham o procedimento.

Foto: sejus/divulgação
Atendimento médico por videoconferência é iniciado no Sistema Penitenciário do Piauí, a partir da Penitenciária José Arimateia Barbosa Leite em Campo Maior

As teleconsultas são feitas uma vez na semana, e as enfermeiras da unidade trabalham exclusivamente no Estabelecimento Penal, como forma de prevenir cada vez mais os riscos de contaminação.

Foto: sejus/divulgação
Na penitenciária José de Arimateia Barbosa Leite também já há audiências por videoconferência

"Dessa forma estamos minimizando os riscos de contaminação por pessoas que possam contrair o novo Coronavírus fora e trazer para dentro da unidade penal", afirmou Hermógen Paz, gestor prisional.

Além das consultas médicas por videoconferência, a penitenciária também ultiliza desse mesmo sistema para interrogatórios e audiências.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias