A Secretaria da Justiça do Piauí, iniciou a partir da Penitenciária José de Arimateia Barbosa Leite, em Campo Maior-PI, nessa sexta-feira (8), atendimentos médicos por videoconferência, prática regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina.
Segundo o diretor da Unidade Prisional, o Policial Penal, Hermógen Paz, a penitenciária da Terra dos Carnaubais tem adotado todas as medidas para prevenção contra a COVID-19 e para dar a devida assistência aos custodiados do local.
“Optamos por colocar a teleconsulta para preservar tanto os reeducandos, quanto os profissionais da medicina que também atuam em outros locais", comentou o diretor da penitenciária, Hermógen Paz.
O atendimento na penitenciária em Campo Maior [que atualmente se encontra com 210 detentos], embora tenha sido projetada para 144], foi inovador no Sistema Prisional piauiense. No primeiro dia foram 12 internos atendidos pela médica da unidade. No consultório com o detento, duas enfermeiras e um policial penal acompanham o procedimento.
As teleconsultas são feitas uma vez na semana, e as enfermeiras da unidade trabalham exclusivamente no Estabelecimento Penal, como forma de prevenir cada vez mais os riscos de contaminação.
"Dessa forma estamos minimizando os riscos de contaminação por pessoas que possam contrair o novo Coronavírus fora e trazer para dentro da unidade penal", afirmou Hermógen Paz, gestor prisional.
Além das consultas médicas por videoconferência, a penitenciária também ultiliza desse mesmo sistema para interrogatórios e audiências.
Fonte: JTNEWS