Saúde

Morre primeiro Policial Penal de COVID-19 no Piauí; ele trabalhava na penitenciária de Parnaíba

Nilton Tupinambá esteve de plantão quarta-feira (3/6), testou negativo para COVID-19 no próprio presídio, na quinta internou-se e nesta sexta veio a óbito em Parnaíba; a morte o atingiu como um raio

Foto: instagram/arquivo pessoal
Nilton Tupinambá

Morre em Parnaíba, cidade localizada no litoral do Piauí, a 330 Km de Teresina, o Policial Penal, Nilton Tupinambá Silva, há 30 anos trabalhava na Penitenciária Mista de Parnaíba, Fortes Ibiapina, em regime de plantão.

Foto: instagram/arquivo pessoal
Nilton Tupinambá dedicou grande parte de sua vida à segurança pública e prisional 

Tupinambá [como era conhecido], foi internado nesta semana com sintomas da COVID-19, e quando foi hoje (5), lamentavelmente já veio a óbito. Entidades classistas da categoria, como o SINPOLJUSPI e a Associação dos Policiais Penais do Estado (AGEPEN-PI) lamentaram em suas redes sociais a morte prematura do profissional da Execução Penal do Piauí.

Nilton Tupinambá, era uma pessoa muito afável e querida entre seus colegas, e por aqueles que o conhecia. Ele deixa a esposa e um casal de filhos adolescentes. Há alguns anos havia perdido tragicamente [por afogamento no Rio Igaraçu] seu 1º filho, com apenas 16 anos de idade, fato que deixou marcas profundas na família.

Fato intrigante acerca da situação de saúde do Policial Penal

Informações que chegam da Penitenciária Mista de Parnaíba, é que nessa quarta-feira (3/6), o policial penal Nilton Tupinambá, havia se submetido ao teste para COVID-19 na própria Unidade Penal, e simplesmente o resultado foi que ele testou negativo para a COVID-19, e ontem (4/6) foi internado às pressas com sintomas da doença e quando é hoje (5/6) o servidor já está morto, e, tudo caminha para a confirmação da doença pandêmica COVID-19.

Foto: Divulgação/Rede Social
Filha faz homenagem emocionante ao pai

É um fato que no mínimo vai despertar atenção dos estudiosos [cientistas] da área da infectologia para uma análise mais acurada e um resultado científico que possa explicar tal situação, o que não está sendo fácil, haja vista que a doença segue dizimando vidas de forma célere e sem cura, bem como sem um tratamento ainda certo, pois continuam existindo muitas controvérsias.

O exame que foi feito no mínimo, pode não ser confiável? Já se ouve bastante que, frente à variedade de testes possíveis que, vários não têm a credibilidade satisfatória por diversos fatores, inclusive tem que ser levado em consideração a origem dos testes apresentados, mas também deve ser levado em consideração que esses resultados de tais testes variam de acordo com o tempo de sintomas ou de contato com uma pessoa infectada. Mais um mistério da doença a ser desvendado.

Policiais Penais do Piauí trabalham sob tensão diante do crescimento da doença

Os Policiais Penais estão apreensivos com o aumento da COVID-19 no meio da categoria. É urgente a necessidade de testar todos os profissionais, haja vista que enquanto não houver tal ação a situação só tende a piorar, pois existem policiais penais sendo internados já em fase avançada da doença, mas que não apresentavam sintomas [são os denominados 'assintomáticos'], ou seja, essa é a situação mais delicada, porque o policial está no mesmo plantão no estabelecimento penal, mas, sequer ele sabe que está acometido do coronavírus, imagine o colega que com ele desenvolve suas atividades.

As entidades representativas dos Policiais Penais, como SINPOLJUSPI e AGEPEN-PI já manifestaram-se oficialmente perante o secretário da Justiça Carlos Edilson, visando a agilidade na execução de ações voltadas à prevenção e proteção dos profissionais da Execução Penal do Piauí.

Secretaria da Justiça emite Nota de Pesar pela morte de Nilton Tupinambá ocorrida no litoral do Piauí 

Foto: Divulgação/Sejus
Nota de Pesar pela morte prematura do Policial Penal, Nilton Tupinambá

Com profundo pesar, a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí recebeu, nesta sexta-feira (5), a notícia do falecimento do Policial Penal Nilton Tupinambá Silva. O servidor era lotado na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. A Sejus, em nome de todos que fazem o Sistema Penitenciário do Piauí, presta condolências e se solidariza com os familiares e amigos.

Teresina, 5 de junho de 2020.

Calos Edilson Rodrigues, secretário de Estado da Justiça do Piauí.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias