As reuniões de ontem (12) acerca do Sistema Penitenciário começaram com a visita do ministro Sérgio Moro à sede do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) em Brasília, onde esteve na Diretoria de Políticas Penitenciárias com integrantes do órgão nacional de Execução Penal e foi recebido pelo piauiense Sandro Abel Barradas, que é o seu titular.
Antes o ministro da Justiça, Sérgio Moro, já havia reunido-se com o diretor geral do DEPEN, Fabiano Bordignon, que anunciou reunião de emergência em São Paulo onde o Conselho Nacional de Secretários de Administração Penitenciária estava reunido para tratar inicialmente da regulamentação da Polícia Penal [que até o momento não se sabe qual foi o desdobramento dessa reunião do ponto de vista da Instituição Policial], entretanto se sabe que parte significativa da reunião foi destinada a discutir ações preventivas contra o Coronavírus nos presídios brasileiros, bem como algumas propostas de procrastinação da Polícia Penal, o qu é de todo lamentável.
O Portal JTNEWS está tentando nesta manhã falar com o secretário de Estado da Justiça do Piauí, Carlos Edilson que lá esteve, bem como o o presidente do Grupo de Trabalho do DEPEN, que coordena as discussões em torno da Polícia Penal e que representou o Departamento Penitenciário Nacional na reunião com os gestores estaduais a nível nacional, do Sistema Prisional, Diego Mantovaneli.
O secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, que fez parte da viagem presidencial aos Estados Unidos, teve realmente a doença confirmada.
Ontem (12) vários integrantes da comitiva presidencial se submeteream a exames médicos para detectar se estão acometidos da doença [que já foi declarada como uma Pandemia pela Organização Mundial de Saúde, considerando que já estão em mais de uma centena de países], inclusive o presidente da República, Jair Bolsonaro e os familiares que o acompanharam aos Estados Unidos também aguardam resultado de exames previsto para hoje (13/03).
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e outros parlamentares decidiram fazer o teste para detecção da Covid-19 após contato próximo com os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Jorginho Mello (PL-SC) nos dois últimos dias. Trad e Mello estão em quarentena por terem feito parte da comitiva presidencial brasileira nos Estados Unidos nesta semana.
Fonte: JTNEWS