Piauí

Ministério da Agricultura recolhe vacinas após mortes de 209 animais no Piauí

Na última segunda-feira (18), foram apreendidos lotes em uma distribuidora localizada em Teresina.

Foto: Canal do Criador
Gado a pasto

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recolheu lotes de uma vacina contra clostridiose, doença causada por bactérias, após a morte de mais 300 animais, entre ovinos, caprinos e bovinos. Somente no Piauí, foram registrados mais de 200 óbitos.

Foto: Canal do Criador
Gado a pasto

No último dia 12, o ministério foi notificado pela Agência de Defesa Agropecuária do estado do Piauí (Adapi) sobre a ocorrência de reações adversas em animais, com possível relação ao uso da vacina denominada Excell 10, produzida pelo laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda.

Dois dias depois, foi realizada fiscalização no laboratório fabricante, em Londrina (PR), e logo em seguida foi emitida ordem de apreensão cautelar das frações dos lotes 016/2024 e 018/2024.

Já no início dessa semana, na segunda-feira (18), o Mapa realizou a apreensão dos lotes na distribuidora localizada em Teresina, coletando amostras para análise fiscal em laboratório da rede oficial. Após avaliação dos dados de distribuição, a ordem de apreensão foi estendida a todos os estados.

Mortes no Piauí

O médico veterinário Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi, atualizou o número de mortes suspeitas no Piauí. “A conta até anteontem estava em 308 animais, mortalidade no geral, só no Piauí foi aproximadamente algo em torno de 209 animais”, afirmou.

A clostridiose é uma doença fatal causada por toxinas de bactérias do gênero Clostridium spp., apresentando sintomas como inchaço muscular, manqueira, incoordenação motora e, em casos graves, rigidez muscular, tremores, trismo, opistótono (arqueamento do corpo com cabeça para trás) e convulsões.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Última Notícias