O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, o infectologista José Noronha, depois de passar uma semana internado após apresentar piora em seu quadro de saúde devido a COVID-19, recebeu alta médica neste final de semana.
O Médico, durante entrevista à TV Cidade Verde, contou como foi cada momento, desde a descoberta da doença até sua alta hospitalar, e sobre o medo que sentiu em enfrentar o vírus.
"Talvez por saber disso tudo o medo foi até maior, porque você sabe quais são as complicações, de todas as possibilidades negativas. E em uma sittuação dessa, onde a gente não tem tratamento definido, são os pensamentos negativos que passam pela cabeça da gente"
De acordo com o infectologista, sua internação foi devido a uma pneumonia bacteriana, e seu tratamento foi com antibióticos endovenosos, contou também que a intervenção médica na hora certa foi essencial para sua recuperação.
"A gente tá falando de uma doença que mais de 80% da população vai se recuperar sem qualquer ajuda, só que quando você está doente a estátistica deixa de ter significancia, porque você pode tá nos 5% graves que vão pra UTI, você pode está nos 10% que vão pra internação hospitalar", ressaltou.
Também agradeceu a equipe médica do Hospital São Paulo e ao apoio da família e amigos. "Tenho que frisar todo o suporte psicologico que eu recebi, tanto da equipe do hospital, quanto da família, de amigos, que mandavam diariamente mensagens de apoio, oração, e isso ajudou demais a ter a força de vontade, a coragem pra seguir lutando com essa doença que é uma luta diária"
José Noranha destacou o serviço da equipe de fisioterapia, "Todas as manobras que foram feitas, com o aparelho que foi utilizado, para ajudar na recuperação, na expansão do meu pulmão, pois eu cheguei a ter um comprometimento entre 25% e 50% do pulmão devido á COVID", concluiu.
Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde