Saúde

Hospital de campanha em Guarulhos terá triagem com drive thru

Estrutura será exclusiva para atendimento de pacientes com coronavírus

Foto: Márcio Lino/Prefeitura de Guarulhos
Ao todo, serão montados dez leitos de emergência, para oferecer atendimento 24h aos casos mais graves.

A prefeitura de Guarulhos organiza um hospital de campanha para pacientes infectados pela covid-19, que será inaugurado às 15h desta sexta-feira (27). A unidade está sendo levantada ao lado do Clube Parque Cecap, próximo ao Aeroporto Internacional de São Paulo e às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Com 5 mil metros quadrados de área total e 2 mil de área construída, a estrutura contará com 70 leitos, respiradores mecânicos e aparelhos de tomografia computadorizada e ultrassom. 

Foto: Márcio Lino/Prefeitura de Guarulhos
Prefeitura de Guarulhos cria hospital de campanha para centralizar casos de Covid-19

Ao todo, serão montados dez leitos de emergência, para oferecer atendimento 24h aos casos mais graves. Além de tendas erguidas para acomodar pacientes e profissionais de saúde, haverá no local um estacionamento reservado para ônibus e ambulâncias.

Operando com uma lógica de prevenção, o ponto de atendimento, batizado de Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), ficará disponível para receber qualquer pessoa que tiver suspeita de covid-19, no período de 7h às 19h. Quem chegar ao local de carro fará a triagem em esquema de drive thru, sem precisar sair do automóvel. 

Conforme explica o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, ao criar o espaço, a proposta é de centralizar as ocorrências para que se tenha mais controle quanto aos registros e se possa evitar que o contágio se alastre na região.

Foto: Márcio Lino/Prefeitura de Guarulhos
Ao todo, serão montados dez leitos de emergência, para oferecer atendimento 24h aos casos mais graves.

"A ideia desse hospital, desse Centro de Combate, é fazer com que as pessoas saiam das outras Unidades Básicas de Saúde, saiam de outras unidades de saúde e venham direto a esse local, que é específico, aquelas com sintomas de coronavírus. Porque a pessoa que pode ter alguma coisa pode contaminar alguém em uma UBS. E, aí, o fator de contaminação acaba sendo exponencial".

 Pondera, complementando que as equipes das UBS não irão se recusar a prestar atendimento a pacientes com sintomas de covid-19, mas que o ideal é que estes se dirijam ao hospital de campanha.

"Amanhã a gente consegue inaugurar a parte de triagem, tanto o drive thru, tanto o normal [para pedestres], e, no meio da semana que vem, a parte mais complexa do hospital, que são os 70 leitos, a ala vermelha e o tomógrafo", concluiu.

A prefeitura de Guarulhos tem anunciado, ao longo dos últimos dias, diversas medidas para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O município passará a realizar, por exemplo, a desinfecção de pontos de ônibus e de vias de grande movimento e também lançou uma central telefônica para esclarecer dúvidas sobre a doença.

A central está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo número (11) 2475-8661.

# TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS

Fonte: Agência Brasil

Última Notícias