Segurança Pública

Homem que matou quatro pessoas em Baixa Grande do Ribeiro é condenado a 80 anos de prisão

A chacina aconteceu no dia 23 de abril de 2023, no município de Baixa Grande do Ribeiro.

Foto: Divulgação / PC-PI
Euton Marcos Santos Lira

O Tribunal Popular do Júri condenou, nessa terça-feira (21) um dos executores da chacina que matou quatro pessoas, três da mesma família, na cidade de Baixa Grande do Ribeiro em 2023. Euton Marcos Santos Lira foi sentenciado a 80 anos de prisão, pena fixada pelo juiz Robledo Moraes Peres de Almeida.

Foto: Divulgação / PC-PI
Euton Marcos Santos Lira

A chacina aconteceu no dia 23 de abril de 2023, na residência de Luiz Pedro Dalcin, uma das vítimas. Ele foi morto a tiros, junto de seus dois filhos, Gustavo Dalcin e Luiz Antônio Dalcin, além de um funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva.

As investigações apontaram que a motivação teria relação com disputas por terras, considerando que a região de Baixa Grande do Ribeiro (Sul do Piauí) é uma das principais produtoras de soja do estado.

O conselho de sentença acatou a tese do Ministério Público, representado pelo promotor Diego Cury-Rad Barbosa, que defendeu a condenação do réu pela prática dos homicídios qualificados por motivo fútil e pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

Outros envolvidos

Outras duas pessoas ainda serão julgadas pela acusação de terem participado do crime: Jhon Lennon dos Santos Abreu, apontado como mandante das mortes; e Lúcio Batista Fialho, acusado de fornecer as armas utilizadas na chacina. Velton Avelino de Sousa, apontado como outro executor dos homicídios, foi assassinado em novembro de 2023.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Última Notícias