A Penitenciária José Ribamar Leite, conhecida como Casa de Custódia de Teresina, foi alvo de uma tentativa de intimidação na madrugada desta sexta-feira (2). O muro da unidade, localizada na zona Sul da capital, foi atingido por diversos disparos de arma de fogo. A Penitenciária Feminina de Teresina também foi alvo de ataques nesta madrugada.
Segundo informações repassadas por Jeerson Dias, diretor financeiro do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), o ataque à Casa de Custódia ocorreu por volta das 3h da manhã. Um grupo de motociclistas, todos com garupas, parou em frente à unidade prisional e efetuou diversos tiros para cima e contra a estrutura.
Pelo menos duas balas chegaram a transpassar o muro da penitenciária, mas ninguém ficou ferido na ação. O policial penal Kleiton Holanda, ex-diretor do Sinpoljuspi, afirmou que a principal linha de investigação aponta para uma possível tentativa de intimidação, possivelmente motivada pela recente prisão de detentos ligados a facções criminosas.
A Penitenciária informou que o Departamento de Inteligência da Polícia Militar (DIPM) foi acionado e analisou as imagens das câmeras de segurança para entender a dinâmica do ataque e identificar os responsáveis.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1