Saúde

Firmino Filho autoriza abertura de serviços de fisioterapia em Teresina

Estão autorizados a funcionar os serviços de fisioterapia para atendimento de pacientes portadores de disfunção, cuja assistência seja inadiável

Foto: Reprodução
As clínicas funcionarão de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, e todos os atendimentos deverão ser agendados previamente

A COVID-19 é uma doença que afeta principalmente os pulmões. Por isso, sintomas ligados à respiração, como saturação de oxigênio e frequência respiratória, devem ser acompanhados constantemente.

Foto: Reprodução
As clínicas funcionarão de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, e todos os atendimentos deverão ser agendados previamente

Esta é a tarefa do fisioterapeuta, que acompanha os pacientes que fazem uso de respiradores e evita complicações. Nos hospitais, os profissionais de fisioterapia ficam a cargo da ventilação mecânica, que se torna necessária em casos mais graves da doença.

A Prefeitura de Teresina autorizou, após solicitação da Sociedade Brasileira de Fisioterapia (SBF), a abertura de alguns serviços desta área na capital.

A medida tem como base protocolo de segurança definido pela entidade, além de critérios definidos pela Prefeitura, por meio de decreto municipal que dispõe sobre o funcionamento de estabelecimentos de saúde na capital.

Estão autorizados a funcionar os serviços de fisioterapia para atendimento de pacientes portadores de disfunção, cuja assistência seja inadiável e implique em danos à saúde da população.

Os serviços devem ser desempenhados seguindo todas as regras sanitárias previstas pelos órgãos de saúde, com o objetivo de manter a segurança de pacientes e trabalhadores, sob pena de serem aplicadas penalidades prevista na lei.

Dentre as medidas de segurança a serem adotadas, o protocolo prevê uso de máscara de proteção por clientes, trabalhadores e prestadores de serviços diversos, disponibilização de lavatórios e álcool em gel, restrição de 50% de ocupação do estabelecimento, dentre outros. As clínicas funcionarão de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, e todos os atendimentos deverão ser agendados previamente.

O pedido da Sociedade Brasileira de Fisioterapia foi analisado pelo Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus, que se baseia em recomendações de órgãos de saúde, bem como em critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina.

A medida deve durar enquanto permanecerem as determinações restritivas adotadas no período de pandemia do novo coronavírus, em Teresina.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias