Saúde

Farmácias em Teresina poderão disponibilizar testes para a COVID-19

Os testes rápidos não têm finalidade confirmatória e só podem ser feitos em farmácias e drogarias regularizadas pela Anvisa

Foto: Reprodução: TV Cidade Verde
Francisco Lopes

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no último dia 28 a aplicação de testes rápidos para a detecção do Novo Coronavírus em farmácias.

Foto: Guia da Farmácia
Testes para a COVID-19

Em teresina já foi feito o pedido dos testes, e as farmácias estão aguandando a chegada para poder fazer as vendas. De acordo com o presidente da SINCOFARMA-PI, Francisco Lopes, já na proxíma semana, os testes já serão disponibilizados.

Francisco afirma que os testes não poderam ser feitos em todas as farmácias, pois para serem realizados, elas precisarão seguir um padrão, além de o estabelecimento possuir um local adequado para a realização dos testes.

Foto: Reprodução: TV Cidade Verde
Presidente da SINCOFARMA-PI Francisco Lopes

O atendimento deve ser realizado por profissionais farmacêuticos devidamente treinados, isso porque os especialistas apontam limitações neste tipo de teste que podem dar “falso negativo”.

O detalhe é que os testes rápidos não têm finalidade confirmatória e só podem ser feitos em farmácias e drogarias regularizadas pela Agência. O teste rápido usa uma pequena amostra de sangue para detecção de anticorpos para o Sars–Cov-2 e o resultado leva em torno de 10 a 30 minutos.

"Nem todas as farmácias são apropriadas, pois precisam ter uma sala específica pra isso, geralmente salas de aplicação de injeção, que é um local adequado que tem uma pia, e possuir um local para descarte desses perfurocortantes", afirmou Francisco. 

Com a decisão, a realização deixará de ser aplicadas apenas em ambiente hospitalar e clínicas das redes públicas e privadas. A ANVISA com essa liberação por meio de decreto, apretende ampliar a oferta e a rede de testagem no Brasil e assim reduzir a alta demanda em serviços públicos de saúde durante a pandemia. 

Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde

Última Notícias