No dia 12 de março, o "1º Fórum no Estado de São Paulo em busca de Valorização, Reconhecimento e Respeito" reunirá mulheres que trabalham no sistema prisional de várias partes do país. Segundo a organizadora do evento, a policial penal Fabíola Castilho, a ideia do fórum é fazer com que as mulheres policiais penais tenham mais visibilidade.
"As pessoas não conhecem nosso trabalho, tem uma visão muito distorcida da nossa imagem. Muitos nos vêem como pessoas opressoras, desonestas e até mesmo nos iguala as pessoas que mantemos trancadas, ou seja, como criminosos", afirma.
Para Fabíola é fundamental poder mostrar a importância do trabalho dos servidores do sistema prisional. "Somos heróis anônimos. Essenciais, porém somos invisíveis. Ninguém lembra de nós. Ninguém para pra pensar o quão perigoso e insalubre é estar numa prisão sem ter culpa de nenhum ato criminoso, mas sim pelo amor que temos pela nossa profissão que é considerada pela OIT a 2° mais perigosa do mundo", finaliza.
Com o apoio do SINDCOP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário), o evento acontece no Auditório Teotônio Vilela, na sede da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), das 14h às 18h.
Fonte: JTNews com informações do SINDCOP