Justiça

Dois a cada três presos no sistema penitenciário brasileiro são negros, indica relatório

A proporção de negros no sistema carcerário brasileiro cresceu 14%, enquanto a de brancos diminuiu 19% nos últimos 15 anos

Foto: POCO-BW/GETTY IMAGES
preso

A proporção de negros no sistema carcerário cresceu 14%, enquanto a de brancos diminuiu 19% nos últimos 15 anos no Brasil. É o que aponta o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesse domingo (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Foto: POCO-BW/GETTY IMAGES

Dos 657,8 mil presos em que há a informação da cor/raça disponível, 438,7 mil são negros (ou 66,7%). Ou seja, a cada três pessoas detidas, duas são negras. Os dados são referentes a 2019.

Segundo o levantamento, as prisões no país têm se tornado espaços destinados a um perfil populacional cada vez mais homogêneo. “No Brasil, se prende cada vez mais, mas, sobretudo, cada vez mais pessoas negras.”

Foto: JTNews/ Jacinto Teles
O Ministério da Justiça e o Congresso Nacional devem adotar políticas públicas de combate à violência, inclusive nas prisões

“Existe, dessa forma, uma forte desigualdade racial no sistema prisional, que pode ser percebida concretamente na maior severidade de tratamento e sanções punitivas direcionadas aos negros”, afirma a publicação.

Perfil semelhante em homicídios 

O Anuário mostra que, historicamente, a população prisional do país segue um perfil muito semelhante ao das vítimas de homicídios. Oito a cada dez pessoas mortas pela polícia em 2019 eram negras, segundo o documento.

No comparativo com o número do ano anterior (6.175), houve um aumento de 2,9% na quantidade de mortos por agentes do estado.

Em 2019, 74,4% das 39.561 vítimas de homicídio eram negros. O índice sobe, para 79,1% quando o autor do assassinato foi um policial.

Fonte: JTNEWS com informações da Carta Capital

Última Notícias