Na manhã de hoje (12), as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados promovem uma audiência pública com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para obter esclarecimentos sobre a exoneração de Ricardo Galvão, da diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O anúncio de exoneração do ex-diretor aconteceu no último dia 2 de agosto. Ele ocupava a direção da entidade desde 2016 e vai deixar o cargo após o presidente Jair Bolsonaro contestar os dados sobre o monitoramento do desmatamento da Amazônia. A decisão foi anunciada pelo próprio Galvão, após uma reunião com o ministro Marcos Pontes.
A audiência foi pedida por diversos deputados, entre eles Camilo Capiberibe (PSB-AP). Ele questiona a demissão de Ricardo Galvão após a divulgação de dados sobre desmatamento da Amazônia. Capiberibe destaca ainda que esses dados foram criticados pelo governo e classificados de sensacionalistas. Para o deputado, a real motivação da demissão deve ser conhecida pelos deputados.
A vinda de Marcos Pontes atende também a requerimento da deputada Margarida Salomão (PT-MG) para que ele esclareça possíveis gastos do Ministério com viagem feita durante licença não remunerada, entre os dias 13 e 25 de julho.
Assista ao vivo.
Fonte: JTNews, com informações da Câmara dos Deputados