Segurança Pública

Celas da delegacia de Luzilândia no PI são interditadas após recomendação do Ministério Público

A recomendação prevê, ainda, que o secretário providencie a reforma das celas, considerando as condições de insegurança e insalubridade

Foto: MPPI
Delegacia de Luzilândia

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP) e da Promotoria de Justiça de Luzilândia, expediu Recomendação Integrada nº 02/2019 para a interdição das celas da Delegacia de Luzilândia.

A Promotoria de Luzilândia, durante a visita de inspeção semestral realizada no mês de maio de 2019, detectou a precariedade das instalações da Delegacia de Polícia, especialmente as celas, que se encontravam em estado de completa insalubridade.

Foto: MPPI
Delegacia de Luzilândia - que teve dependências interditadas, a exemplo das celas dos presos

Inicialmente, a Promotoria de Justiça, com o apoio do GACEP, realizou uma reunião com representantes da Delegacia Geral e da Secretaria de Segurança para buscar a solução dos problemas encontrados. Contudo, a situação do local mudou pouco.

A celas continuaram completamente insalubres explicou a coordenador do GACEP, Fabrícia Barbosa. "Constatou-se a ausência de planejamento anual por parte da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí (SPP-PI) sobre a contratação de obras para construções e reformas das unidades policiais da polícia civil no Piauí, bem como para aquisição de recursos materiais, o que prejudica a otimização dos recursos materiais, humanos e financeiros das instituições policiais, portanto, não atendendo aos princípios da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social", comenta.

Foto: MPPI
Parte de dependências da Delegacia de Luzilândia no Piauí

Por este motivo, o MPPI recomendou ao SSP-PI que realizasse adequado planejamento anual das contratações de obras para construções e reformas das unidades da polícia civil no estado do Piauí, devendo apresentar soluções de curto, médio e longo prazo em 30 dias.

Além disso, deverá fornecer laudo técnico de engenharia apontando as mudanças estruturais necessárias para a manutenção e readequação do prédio onde está situada a delegacia, incluindo a segurança e salubridade das celas.

A recomendação prevê, ainda, que o secretário providencie a reforma das celas, considerando as condições de insegurança e insalubridade.

Foto: MPPI
Sanitários estavam sem as mínimas condições de funcionamento

As celas já foram interditadas em caráter emergencial garantindo que nenhum detendo fosse custodiado, por não haver condições mínimas de segurança e higiene.

Fonte: Ministério Público do Estado do Piauí

Última Notícias