Saúde

Calamidade pública de Saúde em Presídio de Altos no PI; mais 15 presos são internados

Aproximadamente 80 presos deveriam estar internados; diretor do HUT, Rodrigo Martins, recusa-se a receber detentos e Grupo de Escolta sai a procura de vagas em hospitais de Teresina

Foto: Jacinto Teles/JTNews
CPA-Cadeia Pública de Altos

A situação na Cadeia Pública de Altos (CPA), localizada na região metropolitana de Teresina no Piauí,  é de calamidade pública de saúde. Não será surpresa se o governador do Estado, Wellington Dias, assim decretar, aliás essa pode ser uma medida que se impõe frente a real situação.

Foto: Jacinto Teles/JTNews
CPA-Cadeia Pública de Altos - Portão de entrada

Na noite de hoje (20/5), mais 07 (sete) presos estão sendo internados no Hospital da Santa Maria da Codipi na zona norte de Teresina, entretanto, vários detentos estão internados  em diversas unidades de saúde do Município.

E o que é pior, muitos presos estão em situação de internação, mas não tem disponibilidade de leitos nos hospitais da Capital. O JTNEWS entende que diante do agravamento da situação, deve ser destinado um hospital de campanha para que seja evitada uma mortandade em massa desses presos, pois indistintamente todos têm o direito elementar de pagarem por seus delitos sem que lhes sejam imposta nenhuma pena cruel ou de morte.

Foto: Joelia Cantuaria/JTNews
CPA-Cadeia Pública de Altos - onde viaturas tem sido transformadas em ambulância na condução de presos a hospitais

Nessa terça-feira (19), o diretor do Hospital de Urgência de Teresina, o odontólogo e ex-vereador, Rodrigo Martins, procurado pelo policial penal e chefe do Grupo de Escolta de Saúde da Secretaria da Justiça do Piauí, que encontrava-se no HUT por volta das 13:00 h, tentou de todas as formas fazer com que o diretor hospitalar recebesse 7 presos da Unidade Penal CPA de Altos [inclusive um deles já encontrava-se desmaiado no interior da viatura], mas não conseguiu sensibilizar o gestor municipal de saúde, este foi enfático: "procurem vagas nos hospitais do Estado."

Foto: divulgação/hut
Rodrigo Martins, diretor do HUT - que se recusou a receber os presos em estado grave de saúde

A situação é realmente de calamidade de saúde, considerando a situação já vivenciada no momento pela COVID-19. Não há como afirmar que no HUT exista disponibilidade de leitos [sem que haja constatação in loco], justamente em razão das peculiaridades pertinentes ao ambiente hospitalar por ser o único de urgência na rede pública de Teresina, cuja situação está agravada pela Pandemia da COVID-19.

Chegou ao conhecimento do JTNEWS que dos últimos 09 detentos que foram internados no HUT, 02 vieram a óbito e 7 continuam internados. E os 7 que tentaram vagas ontem no HUT foram encaminhados ao Hospital do Promorar que também não havia vagas suficientes para interná-los; de imediato os Policiais Penais conduziram os doentes para o Hospital do Satélite na zona leste da Capital. 

Nesta quinta-feira os 7 detentos que ainda hoje se encontravam no Hospital do Satélite, conseguiram por meio da Regulação do SUS fazer a distribuição da seguinte forma: 5 para o HDIC, 1 para o Hospital da Primavera e outro para o Hospital do Parque Piauí.

Continua mistério sobre doença em detentos

A Secretaria de Saúde do Estado e a Fundação Municipal de Saúde FMS) precisam agilizarem relatório das análises até agora avaliadas, haja vista que a situação só se agrava sem que as autoridades sanitárias apresentem um diagnóstico da real situação dos presos da Cadeia Pública de Altos.

Hoje falou-se muito em leptospirose e em hepatite, mas o JTNEWS não teve acesso a nenhum laudo que possa se basear para afirmar sobre essa possibilidade, mas é possível que seja tal doença.

Durante o dia de hoje (20), policiais penais informaram ao JTNEWS que os presos acometidos da doença misteriosa apresentam-se com a cor esverdiada, barriga elevada e imobilização dos órgãos, principalmente com absoluta fraqueza das pernas.

Foto: Reprodução: TV Cidade Verde
Secretário estadual de Saúde, Florentino Neto: uma das autoridades que deve uma resposta à sociedade

Até o momento só se ouve falar em possível culpa dos Policiais Penais, sem no entanto, haver sequer uma única prova que possa se atribuir aos profissionais da segurança pública ali lotados, são acusações que no mínimo parecem precipitadas ou mesmo  açodadas.

Obviamente que providências visando a apuração dos fatos já estão em curso, principalmente pelo Ministério Público do Estado. Tudo deve ser esclarecido, e aí se ao final for indicados possíveis culpados que sejam submetidos ao devido processo legal, por meio da ampla defesa e do contraditório. 

Essa é a opinião do JTNEWS, salvo melhor juízo.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias