Geral

Aulas na rede municipal de Teresina seguem sem data para o retorno presencial

O governador Wellington Dias deverá se posicionar quanto ao retorno das aulas presenciais após reunião do Comitê Científico do Nordeste,  que deve ocorrer na próxima semana, dia 09

Foto: Reprodução/Youtube
Secretário municipal de governo, Fernando Said

As aulas da rede municipal de Teresina ainda permanecem sem data definida para o retorno presencial. Segundo o secretário municipal de governo da Prefeitura de Teresina, Fernando Said, o tema tem sido discutido com dirigentes da Secretaria Municipal de Educação e pais de alunos, mas segue indefinido.

Foto: Reprodução/Youtube
Secretário municipal de governo, Fernando Said

"A doença não está sob controle e é preciso ter cuidado com as criançada, principalmente, em um período de interelações escolares, que é um processo dinâmico.  Criança você não controla com muita facilidade. Por isso é preciso ter muito cuidado em relação a isso", disse Said. 

Sem data definida, as aulas seguem transmitidas por canais de televisão. Em entrevista, o secretário comentou também sobre o novo decreto municipal que permite o funcionamento de todas as atividades econômicas da cidade aos sábados. 

"O Centro de Operações em Emergências (COE) observou que os índices apresentados durante a semana nos dão condição da liberação das atividades econômicas a partir desse sábado (05). As restrições do domingo permanecerão. A prefeitura continuará com o sistema de vigilância, de orientação, para que possamos ter, cada vez mais, possibilidades de voltar ao novo normal. Lembrando que a doença não está devidamente controlada e que é preciso ter em mente que o primeiro foco é a preservação de vidas", disse o secretário. 

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares, professor Marcelo Siqueira, afirmou que até o momento não é possível confirmar se algum nível escolar - infantil, fundamental ou médio - poderá retornar com aulas presenciais em 2020. No momento, a discussão é para o retorno presencial das turmas do Ensino Médio. O Governo do Estado trabalha com a data de retorno para o dia 22 de setembro, mas aguarda posição do Comitê Científico do Nordeste. 

Nesta quinta-feira (03), representantes do Governo do Piauí, da Prefeitura de Teresina, dos órgãos da Saúde e da Vigilância Sanitária, dos Comitês Operacionais e das escolas particulares estiveram reunidos para discutir o retorno das aulas presenciais neste ano. 

"Há uma expectativa de ser uma volta gradual. Essa reunião foi para escutar os representantes das entidades, os estudantes, os professores, as escolas. O certo é que quem se responsabiliza pela volta das escolas é o Estado, tem que fazer o protocolo, disse o professor Siqueira. 

O governador Wellington Dias deverá se posicionar quanto ao retorno das aulas presenciais após reunião do Comitê Científico do Nordeste,  que deve ocorrer na próxima semana, dia 09. O Sindicato deverá acompanhar a decisão do governo, antencipa o presidente da entidade.

Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde

Última Notícias