A Escola dos Municípios do Piauí, em parceria com o Instituto Castelo Branco, promove o Seminário: Caminhos para a Qualidade da Educação Piauiense. O evento, que acontece no dia 24 de setembro no auditório da APPM, pretende reunir dirigentes e técnicos das redes estadual, municipal e privada de ensino, oportunizando diálogos e práticas de concretização das ações planejadas, na busca da eficiência das gestões educacional e escolar.
Na programação do simpósio, o palestrante José Horácio Almendra Filho falará sobre a importância da averiguação e promoção dos resultados obtidos no Sistema de Avaliação da Educação Básica e a técnica em governança da Corregedoria Geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Lucine Moura, abordará o tema: Um Diálogo com a Dimensão Setorial da Educação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM.
As inscrições podem ser feitas através do link http://appm.org.br/inscricao.
Confira a programação.
08h - Abertura
09h - Palestra: A importância da averiguação e promoção dos resultados obtidos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Palestrante: José Horácio Almendra Filho)
10h - Roda de Conversa: Expressar as boas práticas e os desafios na execução da “Gestão Educacional” para resultado de aprendizagem, levando em consideração a matriz de qualidade da educação do SAEB
Rede Estadual: Como a rede organiza as atividades voltadas para a aprendizagem dos alunos a partir dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.
Rede Municipal: Como a rede monitora a reprovação (motivos e ações para evitá-la).
Rede Particular: Quais os procedimentos empregados pela escola na busca de identificar e trabalhar as habilidades socioemocionais dos educandos.
Rede Particular/Filantrópica: Como a rede promove a formação continuada e o desenvolvimento dos professores, gestores e demais profissionais.
12h30 - Intervalo
14h30 - IEGM (TCE-PI): Um diálogo com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal e com a Dimensão Setorial da Educação.
17h30 - Encerramento
Fonte: JTNews, com informações da APPM