Saúde

Anvisa aprova três novos testes para detectar coronavírus

Brasil já conta com 11 testes para detectar coronavírus aprovados pela Anvisa

Foto: Divulgação: Josué Damacena
Testes para o Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (23), três novos testes para detectar o c19. Com isso são 11 os testes aprovados pela agência para detectar o novo coronavírus.

Foto: Divulgação: Josué Damacena
Testes para o Covid-19

Entre os novos produtos aprovados, dois são ensaios moleculares, do tipo PCR, com alto grau de precisão. O terceiro é um novo teste rápido que faz a detecção de anticorpos, utilizando uma pequena amostra de sangue para a detecção.

Dos 11 testes aprovados até o momento no Brasil, nove são do tipo rápido, que obtém resultados em cerca de 15 minutos, e dois são do tipo molecular.

Neste final de semana o secretário executivo do ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que 5 milhões de novos testes rápidos para coronavírus chegaram ao país nos próximos dias. Com isso, o Brasil começará a testar também os casos menos graves do convid-19. Nas próximas três semanas o número de testes rápidos pode chegar 10 milhões.

"Vamos começar a com 5 milhões de testes E chegaremos a 10 milhões" afirmou Vanderson Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. "A hipótese de que há muito mais gente com coronavírus circulando é correta, já que 80% dos casos são assintomáticos. Por isso a necessidade de isolamento, por isso a recomendação de isolamento social. Temos várias parcerias com laboratórios privados e estamos ampliando a capacidade de testagem dos públicos", completou.

Fonte: Agência Brasil

Última Notícias