Piauí

Ambientalista denuncia Águas de Teresina por despejar chorume vindo do Pará no Rio Parnaíba

Dionísio destaca que solicitou exames feitos na empresa Biotec que detectou na água coliformes fecais e excesso de cobre e nitrogênio amoniacal

Foto: Reprodução/Instagram
Ambientalista Dionísio Carvalho

Na manhã desta terça-feira (30/11), um caminhão foi flagrado despejando chorume oriundo do Pará, na Estação de Tratamento no bairro Pirajá, na Zona Norte de Teresina (PI).

Segundo denúncia feita pelo ambientalista Dionísio Carvalho, à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente ( DPMA), a empresa Águas de Teresina estaria jogando chorume no Rio Parnaíba, e afirmou que o local não teria condições de fazer o tratamento desse material que possui níveis altíssimos de nitrogênio, de demanda bioquímica de oxigênio, de cobre, não compatível com a quantidade adequada.

A post shared by Dionísio Carvalho (@dionisiopiaui)

O ambientalista ressalta que chegou a filmar o líquido tóxico sendo despejado diretamente em uma lagoa em contato com rio. Dionísio destaca que solicitou exames feitos na empresa Biotec que detectou na água coliformes fecais e excesso de cobre e nitrogênio amoniacal. Os metais pesados encontrados nos exames podem ser perigosos para a vida no rio.

"A empresa Águas de Teresina está recebendo o chorume do Pará e dizendo que está tratando o material perigoso. Mas por que o aterro sanitário de Marituba no Pará não trata esse líquido perigoso no próprio Estado? Por que  empurraram o problema para Teresina?", indagou.

Foto: Dionísio Carvalho
Ambientalista denuncia despejo de chorume vindo do Pará em estação de tratamento de Teresina

Por meio de nota, a empresa Águas de Teresina informou que vem atuando dentro das normas legais e contratuais vigentes.

"A Águas de Teresina esclarece que atua dentro das normas legais e contratuais vigentes e que todos os sistemas operacionais se encontram legalizados e devidamente licenciados", diz trecho da nota.

Leia a nota da Águas de Teresina na íntegra

"Nota explicativa

A Águas de Teresina esclarece que atua dentro das normas legais e contratuais vigentes e que todos os sistemas operacionais se encontram legalizados e devidamente licenciados. Nosso sistema tem capacidade de tratar o material sem prejudicar o meio ambiente.

A empresa reforça que está à disposição de todo e qualquer órgão fiscalizador para prestar as informações necessárias.

Por fim, a Águas de Teresina reforça seu compromisso em proporcionar saúde e qualidade de vida aos moradores da cidade".

Chorume do Pará no Rio Parnaíba do Piauí? Entenda!

O chorume é um tipo de resíduo resultante da decomposição orgânica do lixo em aterros sanitários. É um liquido de aspecto escuro e cheiro forte, possui grande concentração de substâncias tóxicas e metais pesados.

Inicialmente o chorume era levado para as estações de tratamento de esgoto, porém as redes de tratamento de esgoto apenas diluía o chorume na água, pois não possuíam recursos e tecnologia necessários para o tratamento eficaz.

Foto: Dionísio Carvalho
Despejo de chorume em estação de tratamento de Teresina

O chorume deve ter tratamento prioritário no aterro, porque uma vez que este material entra em contato com o lençol freático, não há mais como reparar a contaminação e milhões de litros de água serão perdidos.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias