Marina Silva esteve em Teresina nesse sábado e fez duras críticas à política ambiental de Bolsonaro

"O governo Bolsonaro desmontou todas as políticas de controle e prevenção do desmatamento, mas não apenas ligadas ao desmatamento; nós temos um desmonte na gestão ambiental do Brasil", declarou Marina

Marina Silva falou ao JTNEWS durante encontro da Rede Sustentabilidade ocorrido em Tresina nesse sábado (18). O desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 85,3% em 2019 em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sobre o primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro. Esta cifra é a maior desde 2015 e quase o dobro da registrada em 2018 (4.946 km²).

Foto: Agência BrasilDesmatamento na Amazônia brasileira aumentou nos últimos anos
Desmatamento na Amazônia brasileira aumentou nos últimos anos

Os dados foram coletados com ajuda do Sistema DETER, baseado em alertas de desmatamento identificados por satélite. Outro sistema utilizado pelo Inpe, o PRODES, considerado mais confiável, mas mais demorado para compilar os dados, mostrou no fim de novembro que o desmatamento da Amazônia brasileira excedeu a faixa de 10.000 km2 pela primeira vez desde 2008, entre agosto de 2018 e julho de 2019, 43% a mais que nos 12 meses anteriores.

Este foi o primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro, cético em relação às mudanças climáticas, que é partidário de abrir as áreas protegidas da Amazônia às atividades extrativistas. Em meados do ano passado, ele foi alvo de críticas da comunidade internacional pelo aumento alarmante de queimadas na Amazônia, atribuídos pelos especialistas ao avanço do desmatamento.

Confira o gráfico do SAD - Sistema de Alerta de Desmatamento da Amazônia, referente a novembro de 2019.

A ex-senadora da República, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), que já disputou por duas vezes a presidência da República, esteve em Teresina participando de convenção do seu partido e concedeu entrevista ao JTNEWS, e na oportunidade, em breve fala discorreu sobre a situação da Amazônia e de seu futuro político.

Marina Silva, que também foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula, antes de filiar-se ao PSB [para disputar a Presidência da República] e de fundar a REDE, faz duras críticas à atual politíca de gestão ambiental do governo Bolsonaro.

Foto: Joélia Cantuária/JTNEWSEx- Senadora Marina Silva
Ex-senadora Marina Silva, fala ao JTNEWS antes da sua exposição na Convenção da REDE em Teresina

JTNEWS: O desmatamento da Amazônia aumentou 85,3% em 2019 em relação ao ano anterior, na sua opinião quais seriam as causas para esse crescimento?

Marina Silva: É uma situação em que o governo desmontou todas as políticas de controle e prevenção do desmatamento, mas não apenas ligado ao desmatamento; nós temos um desmonte na gestão ambiental do Brasil, o governo Bolsonaro deliberadamente é um governo que nega o problema das mudanças climáticas. 

É um governo que cortou um orçamento do Ministério do Meio Ambiente, desestruturou orgãos públicos como o Instituto de Pesquisas Espaciais, o Ibama, o Instituto Chico Mendes e, com essa atitude, ele incentiva aqueles que querem produzir em prejuízo do Meio Ambiente. É 'plenamente' possivel produzir de forma a integrar a proteção ambiental.

O governo estimulou o aumento do desmatamento e das queimadas, então, essa foi uma ação deliberada do governo Bolsonaro. Tanto é, que as investigações que vêm sendo feitas, dão conta de que, já na campanha, em função de seu discurso, as invasões de terra começaram a aumentar e isso só piorou depois que ele assumiu o governo.

JTNEWS: Quais seriam as ações para reverter ou diminuir a questão do desmatamento?

Marina Silva: Quando eu fui ministra do Meio Ambiente, eu fiz o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, esse plano conseguiu reduzir o desmatamento por 10 anos em 83%, infelizmente a partir de 2012, a Presidente Dilma começou a desmontar o plano e o desmatamento voltou a subir. Eu costumo dizer que a "Dilma juntou o cal, o Temer botou a pá de cal e agora o Bolsonaro deu um tiro de misericórdia no plano de combate ao desmatamento.Mas durante 10 anos nós provamos que era possível, mesmo com o crescimento econômico em média de 3,4%, o desmatamento ter caído em 83%.

JTNEWS: Quais são seus projetos futuros na política?

Marina Silva: A gente continua construindo a Rede Sustentabilidade e lutando para melhorar a qualidade da política, principalmente no momento que a gente vê a atitude de um governo contrário à proteção ambiental, aos direitos humanos e  às políticas sociais.

Nós vamos participar do processo eleitoral agora em 2020, fortalecendo uma visão de gestão pública que prima pela ética na política, o uso correto dos recursos públicos. Mas, também agindo para melhorar a vida das pessoas em relação ao saneamento, moradia e educação de qualidade. Oferecer às pessoas a oportunidade de que a gestão pública é algo que pode ajudar a melhorar suas vidas, e é por isso que aqui no Piauí, nós estamos fazendo esse debate muito cuidadoso, finalizou Marina Silva.

Fonte: JTNEWS

Comentários