Teresina 170 anos: conheça a história e encantos do Museu Dom Avelar, um espaço histórico e cultural do Piauí

Nesta data em homenagem a capital do Piauí, o JTNEWS sugere que os teresinenses e seus visitantes possam apreciar o trabalho cultural desenvolvido pelo Pe. Pedro Maione

Dia 16 de agosto de 1852, a cidade de Teresina, primeira capital planejada do Brasil sendo desenhada em forma de um tabuleiro de xadrez foi fundada, completando hoje 170 anos. A capital é a única, entre todas as capitais dos estados nordestinos, que não se localiza às margens do oceano atlântico. Distante 366 quilômetros da costa, Teresina foi apelidada de “Mesopotâmia brasileira”, por ser banhada por dois rios: Poti e Parnaíba.

Nesta data em homenagem a Teresina, o JTNEWS sugere que os teresinenses possam apreciar o patrimônio histórico e cultural desenvolvido pelo Pe. Pedro Maione, que dedicou grande parte da sua vida a Teresina, edificando inclusive, o bairro Cristo Rei.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSCapela Nossa Senhora do Amparo, Poti Velho, onde nasceu Teresina
Primeira Capela Nossa Senhora do Amparo no Poti Velho, onde nasceu Teresina a Capital do Piauí

E foi no Cristo Rei que o Pe. Pedro conseguiu edificar o seu grande sonho de inaugurar o Museu Dom Avelar Brandão Vilela, uma instituição importante voltada à proteção do patrimônio histórico cultural brasileiro, mas que transcende as fronteiras do Brasil.

Foto: Divulgação/TV Cidade VerdeAvenida Frei Serafim, no Centro de Teresina
Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina (PI)

Localizado na rua Poeta Domingos Fonseca, no bairro Cristo Rei, esse museu é cadastrado junto ao Instituto do Patrimônio Público e Cultural (IPHAN), e pertence à Fundação Cristo Rei (FCCR), criada por Pe. Pedro Maione desde 1971 e Ligya de Sousa Martins. E acreditem, pouca gente, até mesmo os próprios teresinenses, sabiam ou sabem da existência desse riquíssimo espaço cultural teresinense.

Foto: Mércia/JTNEWSMuseu Dom Avelar inauguração com a presença de Padre Pedro Maione
Museu Dom Avelar inauguração com a presença de Padre Pedro Maione

Mas sempre há tempo para desbravar novos lugares e aprender um pouco mais. Por isso, como seu passeio começa primeiro por aqui, vem com a gente e conheça um pouco mais desse importante patrimônio histórico. Convidamos você a colocar o Museu Dom Avelar Brandão na sua agenda para uma visita imprescindível.

O Museu D. Avelar Brandão Vilelela

Com um acervo invejável composto por mais de 14 mil moedas das mais diversas representações mundiais, mineralogia, fósseis, arqueologia, biblioteca, área de exposição para os vestígios retirados dos sítios arqueológicos de Cadeirão Grande no Piauí.

No museu você se depara com laboratório de arqueologia e acervo ligado a essa importante área, onde se vê vestígios retirados do município de Caldeirão Grande do Piauí. Andar no Museu Dom Avelar é se sentir muito bem acolhido, não só pelo patrimônio histórico e cultural, como também pela sua estrutura, com setores organizados, padronizados, com iluminação apropriada, climatização, móveis projetados contra incêndios e diversas outras características que não perdem em nada para qualquer museu desse porte pelo Brasil.

Esse é, indubitavelmente, um dos melhores presentes idealizados pelo Pe. Pedro Maione ofertado à nossa Teresina, cidade menina.

Em suas viagens à Europa [onde visitava sua terra natal, a Itália], o Padre Pedro conseguia doações de jesuítas, amigos e parentes, que doaram diversos objetos valiosíssimos, como moedas antigas, documentos históricos, fósseis, coleções particulares de livros, dentre outros, formando assim um rico acervo para o Museu Dom Avelar Brandão Vilela.

Padre Pedro é italiano, e veio para o Brasil ainda jovem, hoje vive em Fortaleza no Ceará, lúcido e com mais de 96 anos. Oportunamente o JTNEWS vai publicar uma entrevista inédita do Pe. Pedro, concedida ao jornalista Jacinto Teles, quando ele ainda estava em Teresina no Piauí.

Foto: Jacinto Teles/JT NewsMuseu Dom Avelar Brandão Vilela
Museu Dom Avelar Brandão Vilela

Esse centro na FCCR ficou à disposição da comunidade da Paróquia do Cristo Rei e de toda a população de Teresina para que pudesse fazer visitas, pesquisas, leituras. Em novembro de 2018, a FCCR passou por obras de uma ampla reforma e, em setembro de 2019, foi reinaugurada com o agora Museu Dom Avelar Brandão.

Fonte: JTNEWS

Comentários