Strans fará pesquisa em 11 mil casas teresinenses para elaborar plano de mobilidade

A proposta do plano foca a sustentabilidade. Uma das metas é reduzir o número de carros circulando e priorizar o transporte público

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), realiza questionário com a população para a elaboração do novo plano de Mobilidade Urbana da capital.

Os entrevistados responderão a questionários. As respostas serão usadas como base para elaboração do projeto. 

Foto: Divulgação Ascom/StransTransito de Teresina
A falta de um plano de mobilidade leva a problemas como engarrafamentos e ônibus lotados

De acordo com dados do Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), Teresina possui 472 mil veículos. Isso representa um veículo para cada dois habitantes. A falta de um plano de mobilidade leva a problemas como engarrafamentos e ônibus lotados. São mais de 6 milhões de passagens por mês de usuários do transporte coletivo na capital.

O coordenador da pesquisa de campo, Élder Paixão, afirma que a Strans quer saber o perfil da população. Por meio desse perfil, serão apresentadas propostas para a mobilidade da cidade. 

“Vão ser coletadas características em domicílio. Quantas pessoas vivem em família, idades, que tipo de transporte usam para deslocamento. Tudo isso será coletado para tratar esses dados”, destacou Élder.

A proposta do plano foca a sustentabilidade. Uma das metas é reduzir o número de carros circulando e priorizar o transporte público.

Os problemas serão discutidos com outras instituições como o Ministério Público. As ações serão realizadas levando em consideração o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).  

As pesquisas serão realizadas em 11 mil residências em todas as zonas da cidade. e deve ser finalizado no próximo ano. As casas serão escolhidas por sorteios. 

Fonte: JTNews com informações da Ascom/Strans

Comentários