Assessor de líder do Centrão, senador Ciro Nogueira, é nomeado para presidência do FNDE

Já é o segundo cargo no FNDE repassado a membros do Centrão pelo governo de Jair Bolsonaro

O governo de Jair Bolsonaro deu, nesta segunda-feira 01, mais um cargo de importância estratégica e com grande aporte financeiro a um aliado do Centrão, espectro político do Congresso que tem trocado apoio por cargos com o governo.

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência BrasilPresidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro

O nomeado da vez foi Marcelo Lopes da Ponte, assessor do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que assume a Presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que teve um aporte financeiro de mais de R$ 55 bilhões em 2019. 

A nomeação, publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (1º), foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto. Foi publicada também a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos.

Foto: Geraldo MagelaCiro Nogueira
Ciro Nogueira - que indicou afilhado político para Fundo bilionário

Esse não é o primeiro cargo do Fundo que é trocado com fins políticos. No dia 18 de maio, o governo deu a um assessor do PL (Partido Liberal) a diretoria de Ações Educacionais do FNDE.

Garigham Amarante Pinto é um advogado que atuou como assessor do PL na Câmara dos Deputados, e é, também, homem de confiança do presidente do partido, Valdemar da Costa Neto, julgado e condenado no escândalo do mensalão a sete anos e dez meses de prisão.

A estratégia, que era criticada por Bolsonaro em seu passado eleitoral, tornou-se uma das bases de negociação do governo com o Congresso, que sabe dos diversos pedidos de impeachment do presidente que estão com Rodrigo Maia (DEM-RJ), que lidera a ordem de tramitação no parlamento.

Há também tensão decorrente dos processos que investigam fake news contra ministros do Supremo Tribunal Federal, um inquérito que tem atingido pessoas e deputados próximos do presidente.

Fonte: Carta Capital

Comentários