Política

Wellington Dias recebe Deputados Federais do PT e discute plano de geração de emprego e renda

"O setor que mais emprega é a construção civil. Se não tivermos investimentos em obras, vamos continuar com o desemprego de forma alarmante”, explica Gleisi Hoffmann

Foto: Jorge Bastos/ASCOM/PI
Governador Weellington Dias recebe Deputados Federais do PT sobre projeto de criação de empregos no País

O governador Wellington Dias recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o deputado Federal, Paulo Teixeira (PT-SP) que apresentaram ao chefe do executivo estadual o Plano de Diretrizes de Emprego e Renda. Estiveram presentes ao encontro no Palácio de Karnak, os deputados federais do PT do Piauí, Assis Carvalho, Rejane Dias (Primeira Dama do Estado), Merlong Solano [que no momento está desempenhando o mandato de deputado federal em Brasília, dentre outras autoridades parlamentares do Estado.

O documento aponta nove diretrizes e capacidade para gerar sete milhões de vagas de trabalho em todo o país em curto e médio prazos. A reunião aconteceu no Palácio de Karnak, que também contou com a presença de gestores do Estado e da vice-governadora, Regina Sousa [que assume o comando do governo do Estado ainda hoje, em virtude da viagem do governador Wellington Dias ao Vaticano onde participará do encerramento do Sínodo da Amazônia, presidido pelo Papa Francisco].

Foto: Jorge Bastos/ASCOM/PI
Weellington Dias recebe Deputados Federais do PT, que discutem projeto de criação de empregos no País

Dias fez uma apresentação sobre o atual cenário do Piauí com dados sobre o crescimento positivo do PIB, IDH e renda. A meta, segundo ele, entre 2019 a 2022, é a criação de 34.000 mil empregos, bem como a retomada de obras, empreendimentos sociais e modelagens de PPPs. “O que o Piauí e o Brasil mais precisam é de projetos e propostas para o principal desafio que é o emprego, garantir, definir fontes e alternativas para criar oportunidades. Tive o privilégio de apresentar as diretrizes do nosso projeto piauiense de desenvolvimento e as metas que precisamos cumprir até 2022”, afirmou o governador.

Foto: Jacinto Teles/JTNews
Vice-governadora Regina Sousa, que assumirá a chefia do Poder Executivo até o retorno de Wellington do Vaticano

“Precisamos retomar e acelerar as obras paradas no Brasil o que vai gerar emprego para o brasileiro. O outro conjunto de medidas é o estímulo de consumo das famílias. Vamos trabalhar com empregos temporários, que seria uma frente a ser feita com o governo federal, estados e prefeituras por meio da contratação emergencial de pessoas para pequenas obras e reparos. O outro ponto é a retomada das obras públicas paradas, que são cerca de 8 mil em todo Brasil. O Minha Casa, Minha Vida também entra nesse plano. O setor que mais emprega é a construção civil. Se não tivermos investimentos em obras, vamos continuar com o desemprego de forma alarmante”, explica Gleisi Hoffmann.

Foto: Agência Senado
Gleisi Hoffmann: "Vamos trabalhar com empregos temporários, que seria uma frente a ser feita com o governo federal, estados e prefeituras"

A deputada acrescenta que outro importante ponto do plano é recuperar e renegociar os contratos que o setor privado tem com as concessões de estradas, aeroportos e portos no Brasil. A iniciativa do projeto é de apontar caminhos para o país com uma saída para a crise a partir da geração de emprego, renda e oportunidades para milhões de pessoas. Expandir o Bolsa Família também é um dos principais pontos. “A extrema pobreza aumentou com a crise. O cenário exige uma resposta: ampliar o número de famílias atendidas para reduzir a pobreza e pôr dinheiro na mão do povo brasileiro”, pontuou Hoffmann.

Fonte: JTNews, com informações Governo do Piauí

Última Notícias