Em entrevista nesta segunda-feira (23) para a TV Cidade Verde, o prefeito Firmino Filho, alertou para um caos no sistema de saúde caso a população não atenda ao recolhimento domiciliar e sobre a suspensão das atividades para evitar aglomerações em decorrência do vírus Covid-19, o novo coronavírus.
"Nós não podemos permitir que ele se propague rapidamente porque se isso acontecer, se a curva for muito concentrada como está sendo na Itália, nós podemos ter um caos completo no nosso sistema de saúde"
Quando questionado sobre as pessoas aderirem a quarentena afirmou "Só tem uma saída, é fazer o distanciamento social. Fazer com que nós viemos a diminuir a circulação de pessoas e portanto diminuir a propagação. O vírus, eventualmente, vai se propagar. O que não podemos é deixar que ele se propague rapidamente".
O prefeito aponta o número crescente de casos confirmados e de óbitos em decorrência do Covid-19 na Itália, que já vive um colapso nos serviços de saúde. Na Itália, mais de 700 pessoas vão a óbito diariamente por complicações da doença.
O decreto vale por 15 dias e se for necessário passar por um reajuste poderá ser estendido. Supermercados, mercearias e farmácias não são alvo do decreto e deverão continuar funcionando. Os serviços de abastecimento de água, esgoto, limpeza e saúde também permanecem.
"Os estabelecimentos que não cumprirem com as restrições estabelecidas, nós vamos ter as penalidades administrativas. Teremos também as forças de segurança, não apenas da guarda municipal pela prefeitura, como também o próprio governador coloca à disposição as forças policiais, como a Polícia Militar para que nós possamos fazer valer este tipo de regra" afirmou.
Firmino lembrou que a campanha de vacinação contra a gripe para os idosos começa hoje e que feito esse processo de vacinação temos que evitar aglomerações. "Temos que ficar no distacionamento de 2m um do outro, temos que ficar evitando o contato social mais próximo". Alertou que essa medida vale não somente para os idosos, mas sim para todos.
"Nós não estamos fazendo isso porque queremos, essas medidas são duras, mas necessárias para que a gente possa proteger nossa população" concluiu o prefeito.
No caso da circulação de ônibus interestaduais em Teresina, Firmino explicou que as ações de prevenção são de competência do governo do Estado e estão previstas no decreto de calamidade públicado pelo governador Wellington Dias.
Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde