Saúde

Teresina, no Piauí, registra aumento de 90% no número de casos de COVID-19

Quinta etapa de pesquisa para levantar número real de casos de Coronavírus na cidade registrou 32.691 pessoas infectadas, número 90% maior que o resultado apresentado na quarta etapa

Foto: Guia da Farmácia
Testes para a COVID-19

Durante conferência nessa terça-feira, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou os dados da quinta etapa da pesquisa da Prefeitura Municipal em parceria com o instituto Amostragem para levantar os números reais de casos de COVID-19 na capital.

Foto: Guia da Farmácia
Testes para a COVID-19

Segundo a pesquisa, Teresina tem 32.691 pessoas infectadas, um número 90% maior que o número apresentado na quarta etapa, que era de 17.297 pessoas infectadas. O número apresentado na quinta etapa equivale a 3,78% da população de Teresina.

A primeira etapa apresentou um resultado de 4.843, na segunda etapa foram registradas 7.697 pessoas infectadas, na terceira etapa o número subiu para 12.492, e a quarta etapa registrou 17.297 pessoas contaminadas.

A diferença entre os números da pesquisa e os números divulgados no boletim de saúde da Prefeitura mostra o percentual de subnotificação, o que significa que muitas das pessoas contaminadas não apresentam sintomas, não sabem que portam o vírus e, consequentemente, não chegam a entrar na contagem oficial. 

Preocupado com a ascensão da curva de propagação do vírus na cidade, o prefeito Firmino Filho solicitou à Câmara dos Vereadores que o feriado de 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição) seja antecipado para esta sexta-feira (22).

A iniciativa de antecipar feriados tem como principal objetivo incentivar que as pessoas fiquem em casa e cumpram as medidas de isolamento. Com o adiantamento dos feriados do aniversário de Teresina para 16 de abril e dia do Piauí para 15 de maio, foram registradas, respectivamente, as taxas de isolamento de 48,8% e 52,6%.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias