Economia

Prefeitura de Teresina (PI) autoriza reabertura de academias com normas específicas

Os clientes também devem evitar o compartilhamento de aparelhos e usar máscara de proteção individual, entre outras medidas

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Academia

A Prefeitura de Teresina publicou o decreto nº 20.018, nessa quarta-feira (19), que autoriza a reabertura das academias, clubes sociais e esportivos para atividades físicas e de recreação em áreas abertas, e determina normas específicas de funcionamento. Confira o decreto na íntegra.

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Academia

Dentre as orientações do decreto estão o uso de máscara obrigatório nas academias, tanto para o trabalhador como para os clientes, e a aferição da temperatura de todos que entrarem na academia ou no local da atividade física.

Os clientes devem evitar compartilhar aparelhos e instrumentos, e o estabelecimento deve manter a higienização dos acessórios e equipamentos, imediatamente ao término de seu uso, com álcool líquido 70% ou hipoclorito de sódio.

Além disso, as academias devem disponibilizar tapete sanitizante pedilúvio na entrada do local e de cada sala e posicionar kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas com equipamentos, contendo toalhas de papel e produto específico de higienização, além de lavatório com água e sabão ou álcool a 70%.

A distância mínima de dois metros entre pessoas e aparelhos deve ser respeitada. Onde não houver condições de cumprimento de distanciamento mínimo, deve-se instalar barreiras físicas entre um equipamento e outro.

Os estabelecimentos devem evitar atividades físicas que exigem contato físico entre os participantes, em dupla, trio e pequenos grupos juntos. Fica proibida a comercialização de produtos alimentícios no local.

O decreto também orienta que academias de ginástica tomem medidas administrativas para reduzir, dentro do possível, o número de pessoas no ambiente, como a abertura em horários alternativos e horários agendados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina

Última Notícias