A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (25), a terceira fase da Operação Tratado de Tordesilhas para dar cumprimento a três mandados judiciais contra um grupo especializado em grilagem de terras da União na cidade de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí. Dentre os investigados estão profissionais liberais que foram alvos de mandados de busca e apreensão nas cidades de Parnaíba e Cajueiro da Praia.
A primeira fase da operação foi deflagrada ainda no mês de novembro de 2023, quando as investigações revelaram um esquema em que pessoas de baixo poder econômico, geralmente idosas, eram usadas para simular posse antiga de terrenos da União e simulavam negócios jurídicos de compra e venda dessa posse, visando obter a regularização junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
A suspeita é de que o grupo criminoso falsificava documentos nos processos administrativos, com objetivo de reconhecer a regularidade fundiária e permitir os desmembramentos da área da matrícula original do município. Após a regularização, os investigados desmembravam a área regularizada e vendiam os novos lotes com matrículas próprias a preços elevados, alcançando uma supervalorização de cerca de 15 mil %.
Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato na modalidade de disposição de coisa alheia como própria, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, entre outros que venham a ser identificados.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1