Uma atuação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-MA) e policiais militares do 11º Batalhão da Polícia Militar resultou na prisão de Francisca Darlane Gonçalves de Sousa, no município de Timon, no Maranhão. A ação policial ocorreu nesse domingo (28).
Contra ela havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados do Maranhão, no âmbito da segunda fase da Operação Cela 03, deflagrada no mês de setembro de 2025, a pedido do Ministério Público do Estado do Maranhão.
Francisca Darlane estava foragida desde a deflagração da operação. Ela é companheira de Cleyson Ramon de Sousa Carvalho, conhecido como “Cleitim” ou “ZL”, apontado pelas investigações do GAECO como um dos principais líderes da facção criminosa Bonde dos 40 na região de Timon-MA e Teresina-PI.
De acordo com o Ministério Público, assim como seu companheiro, Darlane já foi denunciada pelos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico de drogas e lavagem de capitais. As investigações apontam que Francisca Darlane integrava o núcleo financeiro da organização criminosa, sendo responsável pela gestão dos ativos do grupo enquanto “Cleitim” encontrava-se preso na capital São Luís.
Após a prisão, a acusada deverá ser encaminhada para São Luís, onde ficará à disposição da Justiça.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1