Brasil

Morador do Complexo do Alemão doa máscaras feitas em casa com impressora 3D

As máscaras foram doadas para a Clínica da Família do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução Voz das Comunidades
No Complexo do Alemão funcionária da Clinica da Família Zilda Arns, recebe as doações

Cerca de 30 Face Shields, equipamento que protege o rosto de respingos e secreções, como um escudo facial, foram doados para a Clínica da Família do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A iniciativa é do jovem engenheiro Lucas Lima, conhecido no Morro do Adeus, onde vive com a vó, como o criador da impressora 3D Maria, que foi produzida a partir de material reciclado e recebeu diversos prêmios.

Foto: Reprodução Voz das Comunidades
No Complexo do Alemão funcionária da Clinica da Família Zilda Arns, recebe as doações

No Facebook, Lucas deixa claro que não é para autopromoção, e sim fazer mais pessoas se conscientizarem e ajudar a população onde vive em tempos de pandemia. “Se cada um fizer um pouquinho, a soma dos resultados de todas as ações será igual a uma enorme transformação no local onde você mora!”, comentou.

Na internet o produto pode variar entre R$22 e R$ 250, mas o engenheiro consegue fazer até 1 máscara por hora, que estão sendo doadas. Das dez impressoras que possui, apenas duas estão em funcionamento e é com elas que as máscaras estão sendo produzidas, contando com o apoio da Faculdade PUC, que fez doações do acetato e filamentos, matéria prima utilizada para a confecção.

“Estou fazendo as máscaras no meu quarto mesmo. Comecei com o modelo de código aberto aprovados por médicos. A Comunidade Maker fundou o Movimento SOS 3D Covid 19 e todas as pessoa no Brasil que possuem uma impressora 3D pode fazer também. A PUC é o ponto de coleta aqui no Rio e é onde hospitais, Ongs e clínicas fazem a retirada. Como moro muito longe, estou aos poucos deixando pessoalmente nas instituições de saúde do meu território”.

Vale lembrar que as Face Shields não substitui a máscara de pano e é apenas uma proteção a mais

Fonte: Voz das Comunidades

Última Notícias