Segurança Pública

Governo do Estado está priorizando as discussões no combate à violência para efetivar ações no Piauí

Em entrevista ao JTNEWS, o secretário de Justiça, Carlos Edilson, informou alguns pontos tratados e sugestões apresentadas na reunião com instituições que atuam na segurança pública do Estado

Foto: Reprodução/Instagram
Secretário de Justiça do Piauí se reúne com as equipes de segurança pública para discutir os índices de violência no Piauí

O Governo do Piauí realizou duas reuniões nesta semana com o intuito de discutir os índices de criminalidade e estratégias para combatê-los no Estado. A primeira reunião aconteceu no Palácio do Karnak nessa segunda-feira (11/1) e foi coordenada pelo governador Wellington Dias (PT).

Foto: Instagram/Divulgação
Governador Wellington Dias coordena reunião com instituições para discutir ação de combate ao crime; juiz da Execução Penal Vidal de Freitas Filho participou do evento

A segunda reunião, do Gabinete de Gestão Integrada (GCI) com instituições que atuam na segurança pública no Estado, aconteceu na Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (ACADEPOL) e teve a participação do secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson a quem compete coordenação geral das ações no âmbito da Polícia Penal estadual.

Foto: Reprodução/Instagram
Secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson participa de reunião com membros da segurança pública do Piauí para discutir os índices da violência visando a propor soluções no sentido de combatê-la

Na segunda-feira (11/01), o JTNEWS havia publicado que a primeira reunião seria na ACADEPOL, mas a ordem das reuniões foi alterado pelo Pálacio de Karnak. O editor Jacinto Teles, havia apontado duas ações prioritárias que devem nortear as ações a ser decididas, como investimento financeiro e trabalho de investigação para identificar a criminalidade por dentro das instituições de segurança piauiense [como um câncer que corrói as principais células do corpo].

Foto: Malu Costa/JTNews
Jacinto Teles, editor do JTNEWS - também dirige a Academia de Polícia Penal do Estado (ACADEPEN/PI)

Em entrevista ao JTNEWS, o secretário de Justiça, Carlos Edilson, informou alguns pontos tratados e sugestões apresentadas na reunião, como por exemplo:

• Em caso de rompimento ou descumprimento de medidas diversas da prisão, através do monitoramento eletrônico, só é informado atualmente ao Poder Judiciário; a sugestão apresentada na reunião, foi no sentido de que essas informações também sejam repassadas às autoridades policiais, para assim tomarem algumas providências importantes, perante o processo.

• Aumentar a interação entre o sistemas de inteligência das Polícias Civil, Militar e Penal, criando uma força integrada e envolvendo o Ministério Público Judiciário;

• Reuniões mensais do Núcleo da Segurança Pública do Estado como um todo, para discutir estratégias e avaliação de ações de combate à criminalidade, dentre outras importantes pontos.

Além disso, o secretário de Justiça, Carlos Edilson juntamente com o diretor de Inteligência da Sejus, Charles Pessoa, também apresentaram o resultado da Operação Fim de Ano, realizada nas penitenciárias do Piauí, que foi bastante exitosa no combate ao crime a partir do interior dos estabelecimentos penais [que é ambiente bastante fértil para as facções criminosas], as quais atuam e muitas vezes comandam de dentro pra fora.

Foto: Reprodução/Instagram
Membros das Forças de Segurança Pública discutem ações estratégicas de combate ao crime - reunião ocorreu na ACADEPOL

“Tivemos um resultado bastante positivo. Isso se deu pela implementação de novos protocolos de segurança. Seguiremos monitorando e reforçando, cada vez mais, esses protocolos de disciplina nas unidades penais”, finalizou o secretário Carlos Edilson.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias