Trabalhadores da coleta de lixo de Teresina anunciaram uma paralisação a partir das 5h desta quarta-feira (9), em protesto contra o atraso no pagamento de salários. A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seaacep) e envolve funcionários da empresa Recicle/Aurora, responsável pelos serviços de limpeza urbana na capital.
De acordo com o sindicato, além da paralisação, será realizada uma assembleia no mesmo dia para definir se haverá greve geral por tempo indeterminado.
Em nota, a Prefeitura de Teresina afirmou que compreende a manifestação dos trabalhadores, diante do que classificou como "postura de desrespeito" da empresa contratada. Segundo a gestão municipal, o Consórcio Recicle/Aurora recusou-se a assinar um instrumento legal que garantiria o pagamento pelos serviços prestados no mês de junho de 2025, mesmo após tentativas de conciliação mediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (NUPEMEC-TRT-22)
A Prefeitura informou ainda que, apesar dos esforços de mediação, a empresa não tem cumprido seus compromissos, prejudicando a continuidade dos serviços e os próprios trabalhadores.
Confira a nota da Prefeitura de Teresina na íntegra
Diante de anúncio da paralisação dos serviços de limpeza pública pelo Sindicato da categoria, a Prefeitura de Teresina vem a público esclarecer que o Consórcio Recicle/Aurora, responsável pela limpeza pública da capital, recusou-se a assinar instrumento legal que garantiria o pagamento dos serviços prestados durante o mês de junho de 2025, mesmo após tentativa de conciliação entre a PMT e o Consórcio, sob a coordenação do Tribunal Regional do Trabalho (NUPEMEC-TRT-22ª).
Apesar dos esforços da gestão municipal e da mediação feita pelo TRT, a empresa tem mantido uma postura de desrespeito aos compromissos assumidos, prejudicando diretamente a prestação do serviço e, sobretudo, os trabalhadores responsáveis pelos serviços de limpeza.
Diante dessa situação, a Prefeitura compreende o movimento dos garis em paralisar suas atividades, uma vez que os próprios trabalhadores não têm sido devidamente respeitados pela empresa contratada quanto aos pagamentos dos seus serviços.
Visando a resolução do problema, a gestão municipal determinou o pagamento do valor referente a dezembro de 2024, apurado após auditoria, o qual segue pendente diante da inércia da contratada para apresentação da documentação necessária à liberação dos valores.
Face às pendências elencadas, a PMT segue em diálogo com o Tribunal Regional do Trabalho para destinação dos valores depositados judicialmente para adimplemento das verbas trabalhistas e buscará todas as medidas cabíveis para garantir o cumprimento do acordo, a valorização dos trabalhadores e a regularização dos serviços de limpeza urbana em Teresina.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1