Piauí

FMS convoca público-alvo para tomar a vacina contra a gripe; Veja quem são os grupos

A coordenadora da campanha de vacinação contra a gripe, Adriana Sávia, faz um apelo para o comparecimento dos demais grupos prioritários da vacina

Foto: Divulgação / FMS
Campanha de vacinação contra a gripe

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) fez um apelo à população para garantir sua dose da vacina contra a gripe, cuja campanha continua em Teresina (PI). De acordo com dados da FMS, o grupo com maior cobertura vacinal até essa semana é o de indígenas, com 143,7%, e os idosos, com 73,4% do público vacinado – o que corresponde a 73 mil pessoas.

Foto: Divulgação / FMS
A coordenadora da campanha de vacinação contra a gripe, Adriana Sávia, faz um apelo para o comparecimento dos demais grupos prioritários da vacina 

Outro grupo contemplado é o das crianças entre seis meses e menores de seis anos de idade; em Teresina, um total de 48.804 meninos e meninas (73,4%) foram imunizados. O quarto grupo mais vacinado foi o dos professores, com 62%; gestantes, com 61,5%; puérperas e trabalhadores da saúde com 58% cada; e por fim os indígenas, com 143,7%.

A coordenadora da campanha de vacinação contra a gripe, Adriana Sávia, faz um apelo para o comparecimento dos demais grupos prioritários da vacina, que já podem procurar uma das 69 UBS desde a semana passada.

São eles: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

No ato da vacinação, o paciente deve apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina e um documento que comprove sua condição. Para professor ou trabalhadores de outras áreas, por exemplo, é necessário apresentar contracheque atual ou declaração do estabelecimento onde trabalha. Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente devem apresentar comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.).

Adriana Sávia ressalta a segurança e importância da vacina. “Ela reduz a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, já que esses vírus da influenza estão relacionados a uma série de complicações e entre elas a pneumonia”, diz a coordenadora.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias