Cultura

Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada

A feira tem como foco dar visibilidade e fortalecer pequenos negócios liderados por pessoas LGBT+, especialmente nas áreas de artesanato, culinária, beleza, estética e cultura.

Foto: Reprodução
Feira Regional do(a) Empreendedor(a) LGBT+ (FREE)

Nos dias 1º e 2 de outubro, Teresina será palco da Feira Regional do(a) Empreendedor(a) LGBT+ (FREE), evento promovido pelo Grupo Matizes com patrocínio do Sebrae. A programação acontece no Complexo Cultural Clube dos Diários e na Praça Pedro II, reunindo expositores do Piauí, Ceará e Maranhão.

Foto: Reprodução
Feira Regional do(a) Empreendedor(a) LGBT+ (FREE)

As inscrições para empreendedores interessados em participar seguem abertas até o dia 20 de setembro, de forma on-line. A feira tem como foco dar visibilidade e fortalecer pequenos negócios liderados por pessoas LGBT+, especialmente nas áreas de artesanato, culinária, beleza, estética e cultura.

Segundo a vice-coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, a expectativa é de grande adesão e impacto positivo. “Nossa expectativa é a melhor possível. Acreditamos que será um grande evento, que contribuirá para o fortalecimento dos pequenos negócios de LGBT+”, destacou.

Foto: Reprodução
Linn da Quebrada

Além da exposição e comercialização de produtos, a FREE contará com palestras, workshops, lançamentos de livros e apresentações artísticas. Um dos destaques da programação será a participação da multiartista Linn da Quebrada, que no dia 2 de outubro, às 19h, participa de um bate-papo especial. O encerramento terá show aberto ao público como esquenta para a 23ª Parada da Diversidade de Teresina, marcada para o dia 3 de outubro, na Praça Pedro II.

Programação

- 1º de outubro

9h – Abertura da Feira (Clube dos Diários – Sala Torquato Neto)

10h – Workshop “Empreender, empreender é o melhor para poder crescer” (Sebrae)

15h às 20h – Exposição de produtos e serviços (Praça Pedro II)

18h – Lançamento do livro LGBTQIA+ Encruzilhadas (Galeria do Clube dos Diários)

19h – Apresentações artísticas

- 2 de outubro

10h – Palestra “Empreender com diversidade é o caminho para construir futuros inclusivos” (Sebrae)

15h às 22h – Exposição de produtos e serviços (Praça Pedro II)

18h – Lançamento do livro Letras da Diversidade III – Raça, etnia e gênero (Galeria do Clube dos Diários)

19h – Bate-papo com Linn da Quebrada (Galeria do Clube dos Diários)

20h – Show de encerramento e esquenta para a 23ª Parada da Diversidade

A Feira Regional do(a) Empreendedor(a) LGBT+ (FREE) será realizada nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, no Complexo Cultural Clube dos Diários e na Praça Pedro II, no centro de Teresina. O evento é uma realização do Grupo Matizes e conta com patrocínio do Sebrae.

Já a 23ª Parada da Diversidade de Teresina acontece no dia 3 de outubro de 2025, também na Praça Pedro II, reunindo público de toda a capital.

Acesse o link e inscreva-se.

Concurso de Madrinha e Padrinho da Parada da Diversidade

O Grupo Matizes iniciou a votação para eleger a madrinha e o padrinho da 23ª Parada da Diversidade. São três nomes pré-selecionados em cada categoria:

Foto: Reprodução
Concurso de Madrinha e Padrinho da Parada da Diversidade

Candidatas a madrinha: Carmem Ribeiro (advogada, mãe de santo), Elaine Nascimento (diretora da Fiocruz no Piauí, professora) e Samdra Dee (transfeminista, educadora e poetisa)

Foto: Reprodução / Redes SociaisCandidatas a madrinha
Candidatas a madrinha

Candidatos a padrinho: Akin Alencar (ativista do movimento trans, estudante), Ari Carvalho (jornalista) e Bebé (empresário)

Foto: Reprodução
Candidatos a padrinho

A votação on-line vai até 21 de setembro.

O concurso foi instituído em 2008 pelo Grupo Matizes e tem o objetivo de homenagear pessoas que, em suas áreas de atuação, contribuem para a diversidade e fazem de Teresina uma cidade melhor. Todos os anos, são pré-selecionados candidatos de diferentes áreas ( jornalismo, política, academia e meio artístico-cultural) e a decisão final é sempre dos internautas.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias