Mais de 10 membros da facção criminosa Bonde dos 40 foram presos nesta terça-feira (6) durante a Operação Retomada, deflagrada no Residencial Torquato Neto, na zona sul de Teresina. A ação, coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), contou com a participação de mais de 200 policiais e teve como alvos 140 imóveis usados por criminosos como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de tráfico. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 114 de busca e apreensão. As informações foram confirmadas pelo delegado Charles Pessoa, diretor do DRACO.
De acordo com o delegado, a operação faz parte do Pacto pela Ordem, programa de segurança pública do estado, e teve como um dos principais motivos a ameaça sofrida por um policial militar, que foi surpreendido por criminosos armados que tentaram invadir sua residência. Além das ameaças ao policial, outro fato que motivou a operação foi a realização de um churrasco promovido por membros da facção no início do ano, com carne proveniente de roubo de gado. O caso ganhou repercussão após a circulação de vídeos nas redes sociais. Segundo Charles Pessoa, vários envolvidos já foram presos, incluindo três irmãos, pertencentes à mesma família e à facção criminosa.
Outro foco da operação foi a retomada de imóveis invadidos por membros da facção. A Secretaria de Segurança Pública identificou diversos casos em que os verdadeiros proprietários foram expulsos de suas residências, que passaram a ser utilizadas como bases de atuação da facção.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1