Segurança Pública

Chineses são presos com toneladas de barbatanas de tubarão em Parnaíba

A ação teve início após denúncias de fortes odores e movimentações suspeitas em uma residência.

Foto: Reprodução
Chineses são presos com toneladas de barbatanas de tubarão em Parnaíba

Uma operação envolvendo a Polícia Militar do Piauí, por meio da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ª CIPA), a Polícia Federal, a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente de Parnaíba (SEMAR) resultou na apreensão de várias toneladas de barbatanas de tubarão em uma residência localizada na Rua Desembargador Sales, bairro Nova Parnaíba, na noite dessa quinta-feira (25).

Foto: Reprodução
Chineses são presos com toneladas de barbatanas de tubarão em Parnaíba

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ação teve início após denúncias de fortes odores e movimentações suspeitas durante a madrugada dessa quinta-feira no local. Durante a vistoria, os agentes flagraram dois cidadãos chineses tentando fugir pulando o muro da residência, mas foram contidos pela PM. Após a abordagem, eles autorizaram a entrada parcial da equipe de fiscalização, que encontrou grande quantidade de barbatanas.

Com apoio da Polícia Federal, as equipes retornaram ao imóvel, onde foi encontrada uma estrutura completa para o processamento ilegal de produtos marinhos. No local, foram apreendidas barbatanas de tubarão em diferentes estágios de secagem e trituração, cavalos-marinhos, bexigas natatórias de peixes, embalagens, caixas para estocagem, balanças de precisão, além de peróxido de hidrogênio em grandes quantidades. Também foram localizados comprovantes de movimentações financeiras de alto valor, cartões bancários e documentos brasileiros e chineses ligados aos suspeitos.

Segundo a fiscalização, o material apreendido soma várias toneladas, configurando um dos maiores crimes ambientais já registrados no litoral do Piauí. Além disso, foi constatado furto de energia elétrica por meio de ligações clandestinas.

Os suspeitos foram conduzidos à sede da Polícia Federal em Parnaíba, onde permaneceram à disposição da Justiça. Todo o material foi catalogado e recolhido pelos órgãos competentes para os procedimentos cabíveis.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Última Notícias