O tema é motivo de polêmica entre oposição e deputados governistas na ALEPI. Mesmo assim, os deputados aprovaram a realização de audiência pública virtual para debater o reajuste salarial dos professores. A audiência deverá ocorrer no dia 1 de abril.
A oposição tentou adiar a discussão do assunto para depois do fim da quarentena provocada pela pandemia do coronavírus. Porém, a base aliada quer a aprovação da proposta de reajuste de 4.17% para os professores.
“O Congresso Nacional já definiu que não votará matérias polêmicas neste período de quarentena. Porque a nossa Casa não pode seguir a mesma determinação?”, questionou a deputada Teresa Britto (PV).
Antes da aprovação da audiência, a reunião foi marcada por muita polêmica entre os deputados governistas e de oposição, que divergiram sobre a discussão da matéria neste momento de pandemia.
O líder do Governo do Piauí na Casa, deputado Francisco Limma (PT), defende o valor do reajuste e diz que o governo não teria condições de oferecer um valor maior.
“O valor do reajuste proposto pelo Governo do Estado é maior do que proposto pelo Governo Federal e os valores estão bem claros na mensagem. O piso aprovado pelo Governo Federal é de R$ 2886 reais e o Estado do Piauí está se propondo a pagar um piso de R$ 3167 como piso”, destacou.
Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde