Piauí recebe o piloto do Balcão Gov.BR para oferecer serviços de forma presencial à população

O programa visa levar os serviços públicos digitais de forma presencial em balcões a serem instalados nos Espaço da Cidadania.

O governador Rafael Fonteles assinou, na manhã dessa segunda-feira (25), um termo de adesão ao programa de Inclusão Digital e Atendimento Presencial do Gov.Br, o Balcão Gov.BR. O programa visa levar os serviços públicos digitais de forma presencial em balcões a serem instalados nos Espaço da Cidadania. O Piauí será o pioneiro na implantação desse sistema.

Foto: Divulgação / Governo EstadualGovernador Rafael Fonteles na reunião com o secretário da Sead, Samuel Nascimento e com servidores do Ministério  da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Governador Rafael Fonteles na reunião com o secretário da Sead, Samuel Nascimento e com servidores do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

O Balcão Gov.BR é uma conquista que visa otimizar os serviços públicos federais para a população de forma presencial, como destaca o governador. “O Piauí é o primeiro estado a assinar o termo de adesão ao programa de inclusão digital, o Balcão Gov.BR. As nossas salas da cidadania também servirão para colocar os serviços públicos digitais federais à disposição do povo do Piauí, integrando cada vez mais os serviços do Estado e do Governo Federal”, apontou Fonteles.

O secretário de Administração, Samuel Nascimento, ressaltou os esforços do Governo do Estado na inclusão digital e otimização da oferta de serviços para a população através da internet. “Estamos trabalhando para que os espaços da cidadania estejam todos prontos para receber o balcão Gov.BR e o Gov.PI para incluir digitalmente toda a população do nosso estado”, conta.

Foto: Divulgação / Governo EstadualSecretário de Administração, Samuel Nascimento; governador Rafael Fonteles; coordenadora do Balcão Gov.BR, Daniela Baldez e  Assessor Especial para Cooperação Federativa, Danilo Bertazzi
Secretário de Administração, Samuel Nascimento; governador Rafael Fonteles; coordenadora do Balcão Gov.BR, Daniela Baldez e Assessor Especial para Cooperação Federativa, Danilo Bertazzi

Pioneiro nesse modelo, a instalação do balcão no Piauí estará em formato piloto durante 3 meses para se adequar às necessidades da população, como explica a diretora de Identidade Digital da Secretaria de Governo Nacional e coordenadora do Balcão Gov.BR, Daniela Baldez. “Esse programa piloto servirá para construir um modelo de referência no atendimento inclusivo de governo digital para o cidadão que tem uma necessidade de habilidade, acesso à internet, ou qualquer apoio que ele precisa relacionado aos serviços digitais do Gov.BR e Gov.PI também”, explica.

O chefe da Assessoria Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital do Gabinete do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Público (MGI), Danilo Bertazzi explica que a implantação desse balcão antecede uma série de novas cooperações para expandir o trabalho em conjunto do Governo Federal com o Piauí. “Estamos aqui para fazer uma série de reuniões técnicas para que em breve a ministra e o governador Rafael possam assinar uma cooperação em várias áreas como gestão de pessoas, formação de pessoal, ampliando ainda mais a cooperação no governo digital e o patrimônio da União aqui no Governo do Piauí”, falou.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários